Secretaria de Cultura reúne classe artística para discutir aplicação de recursos para 2019

Junto aos profissionais, a Pasta moldará o edital para a seleção de projetos contemplados pelo Fundo Municipal de Cultura

André Garcia Santana – A aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura para o ano de 2019 começa a ser discutida nesta quarta-feira (18), pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, junto à classe artística da Capital. As reuniões acontecem no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) e ajudarão a estruturar o edital para a seleção de projetos, que será aberto ainda em 2018.

De acordo com o titular da Pasta, Francisco Vuolo, sete segmentos serão contemplados pelo processo seletivo: literatura, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, patrimônio, música e cultura popular. O documento será finalizado até novembro e os nomes dos selecionados divulgados em dezembro.

Assim, até o dia 25 de outubro será realizado um encontro com cada setor. “Vamos discutir com cada segmento como será aplicado o valor total, se em projetos coletivos ou individuais. Por exemplo, podemos fazer um grande festival de cinema, ou dividir uma parte e investir em curtas. Os profissionais é que vão ajudar a construir essa proposta”, explica Vuolo.

Ele reforça que, embora o objetivo da Secretaria seja a realização de projetos coletivos, é preciso considerar as demandas de cada setor. “Nosso objetivo é ouvir e democratizar a decisão, para que a categoria possa opinar. Dessa forma a gente consegue ser mais transparente a atender melhor suas necessidades”, finaliza.

Confira o calendário:

Literatura 18/10 às 10h no MISC

Artes Visuais 19/10 às 10h no MISC

Artes Cênicas 21/10 às 10h no MISC

Audiovisual 22/10 às 10h no MISC

Patrimônio 23/10 às 10h no MISC

Música 24/10 às 10h no MISC

Cultura Popular 25/10 às 10h no MISC