Alessandra Barbosa – A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e o Conselho Municipal de Cultura promovem nesta sexta-feira (13), no Museu do Rio, um encontro entre a classe cultural, o poder público e sociedade civil para Apresentação dos Projetos Culturais que serão realizados, aprovados no Edital de Cultura 2017. O objetivo do evento é revelar quais são e como estão sendo aplicados os recursos. O evento faz parte da programação dos 299 Anos da Capital.
O recurso destinado aos sete segmentos comtemplados pelo edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura de Cuiabá/2017, resultaram no montante de R$ 535 mil, divididos entre Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, a Literatura e o Patrimônio.
No total 31 projetos foram aprovados, compondo a Lei Complementar nº. 273, de 05 de dezembro de 2011. De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo o intuito do evento é mostrar de forma transparente a aplicação desses recursos e ainda comemorar os 299 anos de Cuiabá.
“A ideia é aproximar a prefeitura de Cuiabá da classe cultural. Estamos preparando uma programação voltada para as expressões artísticas cuiabanas inseridas no contexto do Conselho de Cultura, que é o responsável pela aplicação dos recursos do fundo municipal. Iremos apresentar os 31 projetos e seus proponentes à sociedade, para que todos saibam quem são os realizadores que fazem muito pela nossa cultura. E ainda brindar Cuiabá pelos seus 299 Anos, para que se inspirem para os 300 anos”, ressaltou Vuolo.
Seguem os proponentes que tiveram seus projetos aprovados no Edital de 2017:
Artes Cênicas – Thereza Helena de Souza Nunes, Juliana Capilé Rivera, Ilson de Oliveira, Vlademir Oliveira dos Reis e Cícera Pereira Pinheiro.
Artes Visuais – Reginaldo Silva Gomes, Linalva Alves de Souza, Frede Hortelli Fogaça, Odete Venâncio e Alair Xavier dos Santos.
Audiovisual – Josemaire Pinheiro, Larrissa Mineyah de Lima Pereira e Rafael Irineu Alves Lacerda.
Cultura Popular – Luciana Santos Shuring Siqueira, Marcelino de Jesus, Nilton Amorim de Carvalho e Sebastião do Nascimento.
Literatura – Wuldson Marcelo Leite Souza, Alice de Oliveira, Dilson de Oliveira Miranda, Aclyse de Matos, Divanize Carbonierie Caio Augusto Ribeiro Bertorni.
Música – Paulo Lopes Pereira, Katylen Mendes dos Reis, Ana Gabriela Santana Correa, Nilton Vitório Silva de Assis e José Humberto de Souza.
Patrimônio – Lucrécia Dilda, Ligia da Silva Viana, Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – Ação Cultura.
Durante o evento a comunidade do São Gonçalo Beira Rio vai lançar 12ª edição da festa “Rota do Peixe”, que acontece sábado e domingo, respectivamente, dias (14 e 15/04).