Imprensa Citroën – Enfrentar os últimos 13,58 quilômetros de um Rallye Monte-Carlo com mais de 324 quilômetros com uma vantagem de apenas quatro décimos de segundo exige uma cabeça fria. E nunca mais quando sua concentração foi um pouco perturbada por um problema de aceleração. Com seis títulos mundiais em seus nomes, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia há muito tempo dominam a arte de administrar a pressão neste tipo de situação e a adrenalina em seus sistemas, e eles demonstraram isso mais uma vez hoje. O segundo mais rápido na final entre La Cabanette e o Col de Braus, os franceses selaram a sua sétima vitória geral e a sexta consecutiva no Principado em apenas 2,2s, na sua primeira saída competitiva, o C3 WRC!
Este desempenho excepcional é igualmente a centésima vitória da Citroën Racing no Campeonato do Mundo de Ralis, quase vinte anos após a sua primeira vitória a este nível quando o Xsara Kit-Car prevaleceu no Rali da Catalunha de 1999, conduzido pelo falecido Philippe Bugalski e Jean-Paul Chiaroni. , que agora trabalha como coordenador de tempo e clima da equipe. Uma conquista histórica que reflete o tipo de longevidade no mais alto nível que poucos fabricantes podem ostentar.
Muito cientes das armadilhas invariavelmente fornecidas por Monte-Carlo, a dupla francesa adotou uma abordagem inteligente e medida desde o início, conquistando a segunda posição depois das duas etapas da abertura de quinta-feira. Passaram para a liderança geral no dia seguinte à tarde (SS7), graças em grande parte a duas vitórias (SS5 e SS6) em Curbans – Piegut (18,47 km) e Valdrome – Sigottier 2 (20,04 km), ambos novos. estágios este ano. Depois de ter terminado a perna de sexta-feira com uma vantagem estreita em 2.0s, Sébastien e Julien conseguiram mais do que duplicar a sua vantagem em Agnières en Devoluy – Corps (29.82km), o teste de velocidade de abertura no sábado e o mais longo do fim-de-semana com bastante gelo. Uma liderança que eles conseguiram para o resto da etapa de sábado, o que significa que eles começaram no último dia 4,3s à frente da segunda equipe.
Enquanto isso, apesar de terem sido forçados a se aposentar no sábado de manhã depois de problemas no motor, Esapekka Lappi e Janne Ferm tiveram um começo promissor na corrida, com um brilhante quarto lugar na noite de quinta-feira. Claramente, a Citroën Total WRT fez a escolha certa ao decidir adicioná-los à sua linha de pilotos, ao lado de Sébastien Ogier e Julien Ingrassia. Dado que eles também são propensos a ter uma boa posição na ordem de corrida na Suécia, eles serão, sem dúvida, uma força a ser reconhecida novamente.
REACÇÕES DE…
Sébastien Ogier, Citroën Total WRT driver
“Nós certamente não estávamos tomando nada como garantido. A perna final, em particular, foi realmente estressante e difícil com a nossa pequena questão do acelerador, o que significava que o carro continuava acelerando, mesmo sob frenagem. Recebemos alguns bons conselhos da equipe e pudemos realizar alguns reparos improvisados na seção da estrada. Nós então nos esforçamos muito e, no final, deu certo! Foi um final de semana incrivelmente intenso. Foi uma batalha sem parar, mas conseguimos sair com a vitória. Obviamente, estamos muito orgulhosos desse resultado em nossa primeira corrida com o C3 WRC, especialmente porque, como eu sempre disse, esse rali é o mais especial para mim. E isso também significa que podemos celebrar o centenário da Citroën em grande estilo. Em outras palavras, não poderíamos esperar por um melhor começo em nossa primeira corrida com a equipe! ”
DUAS PERGUNTAS PARA PIERRE BUDAR, PRINCIPAL DA EQUIPE DO CITROËN RACING
Quais são seus sentimentos após esta vitória histórica?
Bem, certamente foi uma vitória sensacional. Eu acho que, simbolicamente, é uma declaração bem grande. Foi extremamente importante para nós conseguir garantir a conquista deste centésimo WRC na primeira ronda da temporada, especialmente num evento tão emblemático como o Rally de Monte Carlo e que também se realiza principalmente em França. Também estamos muito satisfeitos em adicionar uma oitava vitória ao nosso registro conjunto com Sébastien e Julien, neste ano do centenário da Citroën. Quando decidimos unir forças novamente este ano, esperávamos poder adicionar algumas novas páginas à história do esporte e nossa primeira corrida juntos não poderia ter funcionado melhor.
Como você descreveria o desempenho de Sébastien e Julien?
Em um rally tão louco quanto este, com a escolha do pneu mais uma vez provando condições de estrada muito difíceis e realmente complicadas, simplesmente, eles produziram uma performance majestosa. Majestoso no controle e calma que eles exalavam. É muito interessante trabalhar com eles, porque não há cerimônia, eles falam o que pensam e sabem exatamente o que precisamos focar. Eles estão nos ajudando a progredir muito rapidamente, mas é desnecessário continuar trabalhando sem descanso. Esta ronda de abertura mostrou claramente que esta temporada vai estar mais perto do que nunca. Além de Sébastien e Julien, que foram obviamente excepcionais neste fim de semana, gostaria de prestar homenagem ao desempenho de todos os membros da equipe. O compromisso deles nunca vacilou, mesmo em nossos momentos de dúvida no ano passado, e todos eles dedicaram incontáveis horas de trabalho duro para que pudéssemos começar tão bem a nossa campanha de 2019. Este resultado é obviamente para eles também!
DESTAQUES
Parceiro indispensável para Sébastien Ogier e testemunha de quão confortável ele está atrás do volante, o co-piloto francês nos contou sobre seu estado de espírito enquanto esperavam para começar a etapa final.
“Antes do estágio final, nosso engenheiro me perguntou se ele poderia fazer qualquer coisa por nós e eu apenas sugeri que ele acendesse uma vela para nós, e talvez preparasse o caminhão de reboque e correias também, você nunca sabe… Porque não tínhamos intenção de brincar!Acho que envelheci alguns anos ao longo do ciclo desta manhã de quatro etapas, estava tão tenso. Uma vez que estávamos em andamento, nós nos esforçamos bastante, sem cometer erros, o que é bem excepcional de Seb, na verdade, em seu primeiro rally no C3 WRC. E, no entanto, quando passamos a linha de chegada, não sabíamos bem o que pensar. Não houve muita emoção no controle de parada e, em seguida, à esquerda, vi o pai de Seb, que tinha um largo sorriso no rosto. Foi quando eu soube que tínhamos vencido. Seb, no entanto, não percebeu na hora, ele teve que olhar para baixo para obter a confirmação.
CLASSES PROVISÓRIAS FINAIS
- Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) 3: 21.15.9
- Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +2,2
- Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +2: 15,2
- Loeb / Elena (Hyundai i20 WRC) +2: 28,2
- Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +2: 29,9
- Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) +5: 36,2
- Greensmith / Edmondson (Ford Fiesta R5) +13: 04.6
- Bonato / Boulloud (Citroën C3 R5) +13: 56,5
CAMPEONATO MUNDIAL DO DRIVERS
- Sébastien Ogier – 29 pontos
- Thierry Neuville – 21 pontos
- Ott Tänak – 17 pontos
- Kris Meeke – 13 pontos
- Sébastien Loeb – 12 pontos
- Jari-Matti Latvala – 10 pontos
CAMPEONATO MUNDIAL DOS FABRICANTES
- Hyundai WRT – 30 pontos
- Citroën Total WRT – 25 pontos
- Toyota Gazoo Racing – 25 pontos
- M-Sport Ford WRT – 14 pontos
INFORMAÇÃO DE MÍDIA
FOTOS LIVRE DE COPYRIGHT:
media.citroenracing.comFoto de crédito: © @World
www.redbullcontentpool.com
DESTAQUES DO VIDEO:
Instagram: @CitroenRacing
YouTube: youtube.com/user/citroenwrt
CITROËN TOTAL WRT 2019 ESTAÇÃO DE IMPRENSA KIT:
media.citroenracing.com
CONTATOS DE IMPRENSA
Aurélie Lehe – Gerente de Comunicação e Marketing, Citroën Racing +33 6 79 50 21 13 – aurelie.lehe@ext.mpsa.com
Eric Bellegarde – Assessor de imprensa do WRC +33 6 64 15 36 03 – ericbellegarde@hotmail.com