Imprensa Citroën – Com a chuva caindo continuamente no parque de assistência, a tentação de escolher a favor da segurança e de optar pelos pneus slicks macions da Michelin era grande para a primeira etapa deste último dia de corrida (61,70 km em 4 ES).
Mas a Citroën total Abu Dhabi WRT demonstrou mais uma vez sua expertise em matéria de análise da meteorologia, antecipando, ao contrário da concorrência, a drenagem e a secagem da trilha. Em colaboração com o técnico da Michelin dedicado à equipe, Sébastien Loeb foi, de fato, o único a colocar quatro pneus slicks com borracha dura. O Alscaciano então mostrou todo seu talento para usá-los da melhor maneira possível, conseguir dois melhores tempos consecutivos e chegar à assistência no meio de etapa na frente com 7”1 de vantagem sobre o segundo. O fato do motor de Loeb morrer uma vez ao passar pela famosa rotatória de Riudecanyes (ES 17), permitiu, contudo, que Sébastien Ogier reduzisse a diferença a 3”6 na largada da última ES. Mas o nove vezes campeão do mundo manteve-se firme para ganhar a 79ª vitória de sua carreira no WRC, mais de cinco anos após a última (Argentina 2013), com 2”9 de vantagem. Foi também a primeira vitória da temporada para a equipe, depois de três pódios (2º na Suécia, 3º no México, 2º na Finlândia).
Sem condições para conquistar uma melhor posição, Craig Breen conseguiu recuperar a confiança perdida depois de suas desventuras do dia anterior para terminar em nono lugar.
Khalid Al Qassimi, por sua vez, finalmente aproveitou condições de estrada mais estáveis para um máximo de prazer no volante e terminar seu último rali do ano na 21ª posição, com a
satisfação de não ter cometido nenhum erro.
ELES DISSERAM
Sébastien Loeb
“Foi uma bela batalha até o fim e, quando descobri que havia ganhado ao chegar na última ES, foi uma sensação incrível! É realmente um grande prazer ter sido capaz de voltar ao jogo depois de todos esses anos, pois meus concorrentes não esperaram por mim na estrada e realmente andaram a toda velocidade do primeiro até o último metro. Não teve muito tempo para me reacostumar tanto com o chão de terra, quanto com ao asfalto encharcado. Soubemos jogar muito bem com os pneus e depois resistir aos ataques de nossos concorrentes, apesar de um pequeno erro. No momento, dado o rumo da corrida, eu diria que esta é talvez a minha melhor vitória, e estou muito feliz por oferecê-la à equipe que realmente a merece! ”.
Craig Breen
“Foi um final de semana difícil para nós, mesmo conseguindo andar a uma boa velocidade em certos momentos na terra batida. Mas perdemos muito tempo nos nossos cavalos de pau. Nós não tínhamos mais nada a perder hoje, mas reencontramos o prazer de dirigir, e era o objetivo para abordar a Austrália nas melhores disposições possíveis.”
Khalid Al Qassimi
“Com os caprichos do tempo, não foi uma corrida evidente para mim. Mas ganhei em potência na terra batida, quanto ao asfalto, se eu não estava confortável nas estradas molhadas de ontem, recuperei a confiança hoje”.
CLASSIFICAÇÃO FINAL PROVISÓRIA
1. Loeb / Elena (Citroën C3 WRC) 3h12’08’’0
2. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +2’’9
3. Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) +16’’5
4. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +17’’0
5. Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) +18’’6
6. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +1’03’’9
7. Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) +1’16’’6
8. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +1’26’’4
9. Breen / Martin (Citroën C3 WRC) +2’07’’0
10. Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) +2’48’’2
21. Al Qassimi / Patterson (Citroën C3 WRC) +21’28’’6
CAMPEONATO MUNDIAL DOS PILOTOS
1. Sébastien Ogier – 204 pontos
2. Thierry Neuville – 201 pontos
3. Ott Tänak – 181 pontos
4. Esapekka Lappi – 110 pontos
5. Jari-Matti Latvala – 102 pontos
6. Andreas Mikkelsen – 84 pontos
7. Dani Sordo – 71 pontos
8. Elfyn Evans – 70 pontos
9. Craig Breen – 61 pontos
10. Hayden Paddon – 55 pontos
CAMPEONATO MUNDIAL DOS CONSTRUTORES
1. Toyota Gazoo Racing – 331 pontos
2. Hyundai WRT – 319 pontos
3. M-Sport Ford WRT – 306 pontos
4. Citroën Total Abu Dhabi WRT – 216 pontos
FOTOS DISPONÍVEIS EM:
media.citroenracing.com
ENCONTRE CITROËN RACING :
Site internet : citroenracing.com
Facebook : facebook.com/citroenracing
Twitter : @CitroenRacing
Instagram : @CitroenRacing
YouTube : youtube.com/user/citroenwrt
A marca Citroën
Gerando otimismo desde 1919, a Citroën se distingue pela sua criatividade e audácia. Valores que coloca a serviço do bem-estar de seus clientes, fornecendo respostas novas para as perguntas de cada época. Hoje, a Citroën está se reinventando com modelos que concentram seus valores no design, no conforto e na inteligência tecnológica, mas também com uma Experiência Cliente fluida e transparente, à imagem de seu site de opinião on-line Citroën Advisor. A Citroën tem hoje 10.000 pontos de Venda e Pós-vendas em mais de 80 países e cerca de 1,1 milhão de veículos vendidos em 2017. Além disso, é dona de oito títulos de Campeã Mundial de Construtores no WRC e de três títulos consecutivos de Campeã Mundial de Construtores no WTCC.
CITROËN DO BRASIL | RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
Marcus BRIER – Tel.: +55 11 2536-3391 – marcus.brier@mpsa.com
Rogério FRANCO – Tel.: +55 11 2536-3471 – rogerio.franco@mpsa.com
Giselli CARDOSO – Tel.: +55 11 2536-3269 – giselli.cardoso@mpsa.com
Luís DE MAGALHÃES – Tel.: +55 11 2536-5093 – luis.magalhaes@ogilvy.com
SITE DE IMPRENSA: http://br-media.citroen.com/pt-br