São Benedito recebe voluntários do Instituto Xavier e atendimentos odontológicos têm início

Os trabalhos tiveram início na tarde de ontem, no bairro São Benedito, comunidade carente da capital mato-grossense. Dois voluntários da área de Odontologia atuaram conjuntamente para atender os inscritos em reunião anterior. O atendimento no São Benedito prossegue nesta quinta-feira, a partir das 14h

Moradores do bairro São Benedito se concentraram ontem à tarde, a partir das 14h, no pátio da igreja da comunidade, a fim de serem atendidos pelos odontólogos voluntários do Instituto Xavier. Os atendimentos seguiram a ordem das fichas preenchidas em reunião anterior, e terão sequência nesta quinta-feira, também no período vespertino. Ao todo, entre adultos e crianças, 26 pacientes estiveram no Odontomóvel, ônibus equipado com dois consultórios odontológicos.

Segundo o fundador do Instituto, odontólogo Edemir Xavier, as atividades iniciais – encerradas às 19h – seguiram o cronograma estabelecido pela coordenação, com sucesso. “Não houve qualquer tumulto, tudo correu conforme planejamos. Os pacientes aguardaram pacientemente no galpão da igreja, e os que não puderam ser atendidos ontem (6), sem fichas pré-agendadas, retornarão nesta quinta (7)”.

A técnica odontóloga Deusani Batista Costa também avaliou o desempenho desse primeiro atendimento como satisfatório. “Houve procura maciça justamente pela confiabilidade dos serviços oferecidos gratuitamente, pois o Instituto Xavier, que somente agora começa a ser operacionalizado, já se tornou conhecido da população. Muitos fizeram questão de adentrar no ônibus para ver os equipamentos ali instalados, surpreendendo-se também com o conforto interno, ar-condicionado e até uma salinha de espera”.

Para Neusa Granja de Alencar, responsável pelo Projeto Sábado Social, parceiro do Instituto Xavier, é salutar assistir pessoas sendo atendidas da forma que desejavam. “O deputado estadual Guilherme Maluf está apoiando o Instituto Xavier justamente pelo foco social que ele possui, de atender comunidades carentes. Sequencialmente, vamos estar participando desse projeto com a inclusão de serviços de corte de cabelo, manicure, cursos e atividades lúdicas para as crianças”.

O fisioterapeuta Ruiles Ferreira da Silva, do Sábado Social, trabalhou com massagens relaxantes (método Quick) a alguns dos presentes, além de orientar as pessoas sobre a forma adequada de desenvolverem atividades físicas, sem risco de lesões. “Esse tipo de massagem alivia dores musculares, em geral”.

Mãe de Ana Júlia, Jaqueline Pinho elogiou a iniciativa do Instituto Xavier em promover atendimento odontológico gratuito e de excelente qualidade, conforme definiu. “Os consultórios desse ônibus em nada diferem de consultórios comuuns de dentista. E são confortáveis. Até melhor do que nas policlínicas”.

Jucilei de Oliveira levou a filha Isabelly Karoline para ser atendida. Já Ana Carolina estava preocupada com o dente quebrado do filho, Édson da Silva, 13 anos, agendado para ser atendido nesta quinta-feira. “É difícil ver coisas assim acontecerem: atendimento dentário gratuito, de qualidade. De parabéns os mentores desse projeto”.