Secom Prefeitura do RJ – Para ajudar a criar um ambiente de respeito e cordialidade no Carnaval nem é preciso se esforçar muito. Separamos algumas dicas que podem contribuir para que seus dias de folia sejam agradáveis e deixem só boas lembranças.
Respeite a liberdade
Carnaval é alegria, é tempo de se divertir. Por isso, quando for se fantasiar, esqueça o preconceito em casa e ponha em prática sua criatividade. Vale sempre lembrar que, no fim das contas, o que vale mesmo é ser feliz!
Use camisinha
O Carnaval é um momento incrível de descontração, alegria e muita interação. Mas, na Hora H, o folião não pode esquecer de usar a camisinha. Proteja-se, pois, da festa, a gente só quer levar as boas lembranças, não é mesmo?
Conserve o patrimônio público
Quer tombar, pisar, lacrar, destruir nesse Carnaval? Que seja só o baixo-astral. Vandalismo não está com nada, respeite sempre o patrimônio público. E lembre-se: a festa passa, a cidade fica. Moradores e trabalhadores cariocas merecem que a nossa cidade permaneça maravilhosa.
Proteja seus pertences com uma doleira
Uma dica para curtir o Carnaval com tranquilidade? Use uma doleira para guardar seus pertences. No meio da agitação, um momento de distração e… Lá se vai um documento, uma nota de dinheiro. Não dê bobeira.
Fique atento à Lei do Silêncio
Depois de um dia longo e divertido, o que vale é respeitar o espaço e o sono do outro. Por isso, após as 22 horas, evite quebrar a Lei do Silêncio. Aproveitar ao máximo o Carnaval é muito bom, mas podemos fazer isso sem incomodar quem não curte tanto assim a folia. Certo?
Não faça xixi na rua
Bateu vontade de fazer xixi bem no meio do bloco? Acontece. A dica é: procure um banheiro químico antes mesmo de entrar na folia – este ano, serão mais de 32 mil espalhados por toda cidade. A rua é de todos e é bem melhor quando elas estão limpas. Vale lembrar que a multa aplicada aos que forem pegos fazendo xixi em local público é de R$ 563,30. Contamos com você para tornar o Carnaval do Rio de Janeiro ainda melhor.
Não exagere no consumo de álcool
Envolvidos pela euforia que toma conta do Carnaval, muitas pessoas acabam perdendo o bom da festa. Não seja uma dessas pessoas. Respeite seus limites e hidrate-se. Brinque, ria e se divirta com moderação.
Respeite os outros foliões
No Carnaval, o respeito deve vir acima de tudo: deixe o preconceito em casa e vá se divertir sem olhar cor, classe social, sexo ou orientação sexual. A festa é para todos e de cada um. Não atrapalhe a folia alheia e não deixe que atrapalhem a sua. Carnaval é tempo de ser feliz!
Confira a programação dos blocos
Frustração não é um sentimento que deva fazer parte do seu repertório no Carnaval. Para não errar o local, data e horário do seu bloco, confira com atenção a agenda antes de sair de casa. E, para garantir, tenha sempre um plano B: caso haja algum contratempo, você vai saber o que fazer para não perder nenhum minuto da festa.
Jogue o lixo no lixo
Festa de rua não é pretexto para esquecermos que lugar de lixo é na lixeira. Descartando seus dejetos de forma correta, as ruas ficam mais limpas, o Carnaval mais bonito e o Rio de Janeiro muito mais seguro e saudável. Venha com a gente nessa missã