“O Kwid é um veículo inovador desde o seu projeto e da sua pré-venda, que superou em quatro vezes o volume de reservas esperado. Entendemos o que os clientes desejavam e, dando continuidade a essa trajetória, apresentamos o K-Commerce, a inovadora e mais completa plataforma para a compra de um veículo. Isso é o que nós, da Renault, chamamos de Easy Life: soluções que facilitam a vida dos clientes”, afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.
Para tornar o negócio completo, o K-Commerce inclui importantes funcionalidades, como:
- Definição da forma de pagamento: à vista ou financiamento pelo Banco Renault;
- Aprovação on-line do financiamento;
- Pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários;
- Emissão de boleto para pagamento;
- Acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.
Desenvolvimento
A inovação desenvolvida pela Renault torna-se ainda mais notável levando-se em conta o tempo em que a tarefa foi concluída: 44 dias. “Para transformar esse desafio em realidade em um prazo tão curto, utilizamos a metodologia Agile, que já vem sendo aplicada a vários projetos da Renault do Brasil, gerando excelentes resultados”, completa Pedrucci.
Seguindo a metodologia, foi mobilizado um time interno (Squad) com representantes de cinco diretorias da Renault: TI, Marketing, Vendas e Rede, Supply Chain e Pós-Venda. Este time contou com a parceria da SAP Brasil, chegando a um total de 53 pessoas, localizadas em três países – Brasil, França e Canadá – e trabalhando em turnos, 24 horas por dia, para viabilizar o K-Commerce.
“Foi necessário unir um total de 15 sistemas, que permitissem a avaliação do usado, o financiamento e o rastreamento do produto da linha de produção à entrega. O Squad do K-Commerce continua em operação, de forma que já incluímos outras funcionalidades desde que a plataforma foi lançada e continuaremos fazendo isso em sprints futuros, sempre com o intuito de dar ainda mais comodidade aos nossos clientes”, afirma Angelo Fígaro, diretor de TI da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para a América Latina.
Em sprints já realizados, foram acrescentas ao K-Commerce facilidades como:
- Novas condições de financiamento;
- Chat on-line;
- Inclusão da quilometragem na pré-avaliação do usado;
- Vídeo do passo a passo de compra de um Kwid.
“A Renault nos trouxe um projeto e nós ‘compramos’ a ideia. Nós nos dedicamos para atender todas as necessidades, especialmente o prazo. Foi um desafio que provocou nossa equipe a buscar soluções ainda mais inovadoras e a criar novos processos internos que nos garantiram a agilidade que o cliente precisava”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil. “Oferecer a melhor tecnologia é um grande diferencial, desde que aliado à parceria com as empresas. Afinal, os resultados positivos são fruto do trabalho de todo o time.”
Fácil de navegar, segura, intuitiva e funcionando 24 horas por dia, a plataforma teve aceitação imediata dos clientes, como revelam os números. Até o momento, o K-Commerce já registrou mais de 1,5 milhão de acessos, a maior parte por celulares e tablets (70%). Ao todo, mais de 5.100 Kwid já foram vendidos pelo K-Commerce.
Renault do Brasil
Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault passa pelo melhor momento de sua história no país em participação de mercado. A marca, que cresce em market share no Brasil desde 2010, atingiu, em 2017, seu recorde, com 7,7% de participação, além do recorde de exportações, com mais de 98 mil unidades – um aumento de cerca de 40% sobre 2016. O crescimento da Renault do Brasil está fortemente atrelado à renovação e à ampliação de sua gama. Hoje a marca fabrica sete veículos no país: Kwid, Sandero, Logan, Duster, Duster Oroch, Captur e o comercial leve Master. No total, já são cerca de 2,8 milhões de veículos Renault produzidos em 20 anos de inovação no Brasil.
A Renault do Brasil possui quatro unidades industriais instaladas no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a fábrica de veículos de passeio (CVP), fábrica de veículos utilitário (CVU), fábrica de motores (CMO) e a Curitiba Injeção de Alumínio (CIA), inaugurada neste ano. Hoje o Complexo Ayrton Senna opera em três turnos e tem um total de 7.300 colaboradores – 1.300 deles contratados no último ano em virtude da demanda interna e externa por Captur e Kwid. Para gerir suas ações socioambientais, a Renault criou, em 2010, o Instituto Renault. Atuando em dois eixos – Mobilidade Sustentável e Inclusão – o Instituto já alcançou cerca de 600 mil pessoas no país.
Sobre a SAP
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores a operar de forma mais eficaz. Abrangendo desde as áreas de negócios à análise executiva, dos depósitos aos pontos de venda e do escritório até dispositivos móveis, a SAP potencializa organizações a melhor explorar seus negócios para manter-se à frente da concorrência. Os aplicativos e serviços SAP oferecem a 388.000 clientes no mundo condições para operar de forma mais rentável, a se adaptarem continuamente e crescerem com sustentabilidade. Para obter mais informações da SAP Brasil, visite http://www.sap.com/brazil, a Sala de Notícias Virtual da SAP, http://news.sap.com/brazil/, e siga o canal de notícias no Twitter @sapnoticiasbr.