“A liderança da Renault no mercado de veículos elétricos na Europa é reflexo do nosso pioneirismo. No Brasil, também estamos em primeiro lugar na venda de carros 100% elétricos, com mais de 150 veículos vendidos. Agora passamos a oferecer ao público em geral a possibilidade de adquirir um carro zero emissão. Para isso escolhemos o Zoe, que é o carro elétrico mais vendido no mercado europeu”, diz Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.
A visão da Renault para o carro de 2030 também está presente no estande, com o Renault Symbioz. “Após uma primeira série de carros-conceito criada em torno do ciclo da vida que destacou o novo design de nossos modelos, a segunda série faz um trabalho exploratório sobre a mobilidade do futuro. Não podemos mais imaginar um veículo sem pensar no ecossistema ao nosso redor. O Renault Symbioz é um projeto realmente único, que nos permitiu trabalhar com planejadores, designers, engenheiros e arquitetos”, explica Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design da Renault.
Dois grandes sucessos da Renault no Brasil também têm novidades. O Kwid, o SUV dos compactos, ganha uma nova versão: a Outsider, que será vendida no primeiro semestre de 2019, traz diferenciais estéticos como barra de teto, skis (frontal e traseiro), faixa lateral, moldura do farol de neblina e adesivo “Outsider”, entre outros itens.
Já o Captur Bose se caracteriza pela exclusividade de uma série limitada. Com sete alto-falantes e um amplificador da consagrada empresa de áudio automotivo, o SUV enriquecerá ainda mais a experiência a bordo. Também começará a ser vendido no primeiro semestre do próximo ano.
Quem visitar o estande da Renault ainda pode conferir a área de esportividade com a série especial do Sandero R.S. Formula One Team, pintada na exclusiva cor amarela Sirius e feita para a promoção Speed Drive, que vai sortear duas unidades do esportivo. Os visitantes podem não apenas conhecer de perto o R.S. 18, o carro da equipe Renault na Fórmula 1, como também têm a oportunidade de viver a experiência de realizar virtualmente uma troca de pneus.
O salão do automóvel é o local ideal para a primeira aparição da picape Alaskan para o público brasileiro. O modelo, com capacidade de carga de 1 tonelada, ainda não tem data para chegar ao país.
Além disso, o estande da marca conta com o inédito Studio Renault Instagram, um espaço exclusivo que servirá de plataforma de criação de conteúdos da Renault em colaboração com o Instagram.
O Instituto Renault também está presente com uma área dedicada à educação para segurança no trânsito para crianças com o programa “O Trânsito e Eu”. Na butique presente no estande, além dos produtos da grife Renault, também são comercializados produtos da Associação Borda Viva e Unhileu, entidades que realizam projetos sociais apoiadas pelo Instituto Renault.
A Renault também está presente na área de New Mobility do Salão do Automóvel, com estande e test-drive de dois Zoe e dois Twizy. E o visitante ainda pode testar Kwid, Sandero, Duster e Captur em outra área de test-drive, onde também poderá comprar qualquer veículo da marca.
ZOE
O compacto Zoe, o elétrico mais vendido da Europa, começa a ser vendido no dia 6 de novembro no Brasil pelo site www.eletricos.renault.com.br. O modelo chega na versão Intense, com preço sugerido de R$ 149.990. Duas concessionárias, a Sinal, em São Paulo, e a Globo, em Curitiba, terão carros para test-drive logo após o Salão do Automóvel e venderão o Zoe.
O Zoe possui autonomia superior a 300 quilômetros (ciclo WLTP), graças à bateria Z.E. 40. Plugado em uma corrente trifásica de 22 kW, o veículo leva apenas 1h40 para chegar 80% de sua carga total.
A bateria Z.E. 40 foi desenvolvida com base em uma importante inovação: o aumento da densidade energética por meio do aumento da capacidade de armazenagem da bateria, mantendo o tamanho, solução mais avançada para também para respeitar a limitação em relação ao aumento de peso.
O Zoe possui um motor de alta eficiência energética e uma gestão eletrônica otimizada da bateria, limitando o consumo elétrico do veículo na utilização, ao mesmo tempo em que mantém a potência. Lançado no início de 2015, o R90 é um motor 100% Renault.
Desde o lançamento, o Zoe é o carro-chefe da tecnologia Renault Z.E., representando a excelência elétrica do Grupo. Entre os destaques desta tecnologia estão a frenagem regenerativa e a bomba de calor, que maximizam a autonomia.
Todos os veículos elétricos de série do Grupo Renault são projetados e concebidos pelos designers e engenheiros do Technocentre Renault, localizado em Guyancourt (região de Paris), sendo produzidos nas fábricas do Grupo. Esta expertise elétrica é concentrada principalmente na França, onde é realizada a concepção e produção com alto valor agregado. A Renault é responsável pela concepção e produção do Zoe e da maioria dos seus sistemas mecânicos.
- O Zoe é o primeiro carro concebido na Europa exclusivamente para a tecnologia 100% elétrica.
- O Zoe é produzido na fábrica Renault de Flins (região de Paris).
- O motor R90 do ZOE foi totalmente concebido pela Renault, resultando no depósito de 95 patentes. Uma das maiores inovações deste desenvolvimento consiste na miniaturização do Power Electronic Controller (Controlador Eletrônico de Potência), para integrar o módulo de interconexão, a eletrônica de potência e o carregador Caméléon, com um volume 25% menor em relação ao motor anterior.
- O motor R90 é produzido na fábrica da Renault de Cléon (região da Normandia), onde o Grupo concentra a produção de motores e caixas de câmbio de alto valor agregado (motores Energy, motores Renault Sport, etc.).
- Já o cárter que permite integrar a bateria no carro e os eixos dianteiro e traseiro do Zoe fazem parte dos sistemas mecânicos 100% Renault. Concebidos pela Engenharia de Chassis e Veículos Elétricos do Grupo Renault, eles são produzidos na fábrica da Renault de Le Mans (região de Sarthe).
O Zoe é um veículo ágil, fácil de manobrar e agradável ao dirigir, graças a um chassi adaptado às especificidades elétricas e ao trabalho realizado no ajuste da direção, pneus e amortecedores.
- Em uma fração de segundo, o motor elétrico R90 entrega um torque máximo de 22,9 kgfm, permitindo acelerações e retomadas ágeis mesmo em baixa rotação. A aceleração vai de 0 a 50 km/h – faixa mais frequente em uso urbano – em 4 segundos.
- A aceleração é fluida, perfeitamente linear e sem solavancos. Do ponto de vista do condutor, é como se ele tivesse o melhor câmbio automático do mercado.
- Paralelamente, a natureza elétrica do Zoe proporciona uma condução mais tranquila principalmente graças à ausência de ruído do motor e vibrações.
- O som medido na cabine do Zoe entre 40 e 75 km/h é de 60 a 65 dB, o que é 2 a 3 vezes menor se comparado a um veículo térmico de potência equivalente.
SYMBIOZ
Para a Renault, a mobilidade do futuro é autônoma, conectada e elétrica. O conceito Symbioz é a representação máxima dessa visão, que joga luz na sociedade de 2030, que demandará mais integração no seu ecossistema. Por isso, o conceito vislumbra como seria o carro enquanto extensão do lar, explorando a simbiose entre a pessoa e sua vida como um todo.
Com 4,70 metros de comprimento (para uma largura de 1,98 metro e altura de 1,35 metro), o conceito Renault Symbioz é um sedã monovolume futurista, cujas dimensões externas correspondem a um veículo do segmento D. Entretanto, o amplo espaço interno modulável é equivalente ao de um veículo do segmento E.
Com uma forma que corresponde à arquitetura de uma casa sem desnaturar a linha do veículo, esta parte superior otimiza a luminosidade a bordo da cabine. Tudo isso para viajar em um espírito de luminosidade desta grande sala de estar, com amplas superfícies envidraçadas.
O desenho da parte inferior é totalmente alinhado com o DNA do estilo “French Design” da Renault: atraente e acolhedor, com linhas fluidas e dinâmicas.
A carroceria em fibra de carbono exibe uma pintura em dois tons de cobre. O tratamento fosco na frente remete à autenticidade e à serenidade. O tratamento mais acetinado e brilhante na traseira sugere a elegância e o refinamento.
Tanto na frente quanto na traseira encontra-se a assinatura luminosa dos faróis em formato de C (C-Shape). Maior, mais alongada e estilizada, ela faz um link entre a identidade deste conceito e a gama de veículos Renault atual.
- Os faróis traseiros apresentam efeitos visuais dinâmicos, graças a pequenas aletas luminosas que se abrem em função da intensidade da frenagem.
- A terceira luz de freio é integrada ao defletor aerodinâmico localizado no prolongamento do teto. Seus efeitos gráficos verticais também são encontrados sob o para-choque, no farol de neblina traseiro.
- O design das rodas do Symbioz remete à aerodinâmica e à leveza dos raios das rodas das bicicletas. Elas são revestidas com pneus Michelin slimline de banda estreita, que foram especialmente desenvolvidos pelo fabricante francês para maximizar a eficiência energética do veículo.
- O logo Renault que aparece na frente, na traseira e nas laterais do veículo é iluminado no modo autônomo.
- Os defletores traseiros da carroceria parecem torres de controle, integrando sensores e câmeras utilizados pelo sistema de condução autônoma.
O design interno do Symbioz foi pensado e otimizado para o bem-estar dos passageiros, para permitir que eles aproveitem mais os momentos em que a condução é delegada a um dos modos do sistema autônomo. Durante o trajeto, tudo fica mais fácil e mais agradável.
- A tela de Ultra Alta Definição OLED (diodo emissor de luz orgânico), localizada à frente do condutor, reúne em toda a extensão as informações do painel de instrumentos e do sistema multimídia.
- Durante a passagem para o modo autônomo, a coluna de direção e o volante se escamoteiam, enquanto os pedais e o painel de instrumentos recuam automaticamente em aproximadamente 15 cm. Já os bancos se transformam em autênticas poltronas.
- Uma pequena tela de notificações aparece no campo de visão, acima do volante – quando este está no modo retrátil, ela fica à vista do condutor. Esta tela exibe os principais marcadores do painel de instrumentos.
- Esta transformação é mais completa quando o condutor não está sozinho a bordo. Junto com o passageiro dianteiro, eles se viram de frente para os outros passageiros localizados na traseira, graças aos bancos pivotantes em 180°, cujos descansos para os braços desaparecem para facilitar a manobra.
- Ao mesmo tempo, surge entre os bancos uma pequena mesa com estrutura metálica e tampo em mármore, facilitando a conversa entre os passageiros e permitindo compartilhar as atividades como se fosse uma sala de estar.
- Pequenas telas “touchscreen” que remetem a relógios de pulso estão integradas a cada cinto de segurança. Elas permitem que os passageiros tenham os diferentes controles do carro (ar-condicionado, música, etc.) ao alcance da mão, mesmo quando os bancos estão virados. Para o condutor, estes dispositivos incluem o controle da condução para, por exemplo, preparar a desativação do modo autônomo.
- Os dois motores elétricos com ímãs permanentes – que oferecem uma relação potência/massa e torque/massa elevada – do Symbioz está localizada no eixo traseiro, sendo cada um associado a uma roda. Esta configuração permite uma distribuição diferente do torque sobre cada roda para melhorar a agilidade do veículo e a aderência ao solo nas curvas.
- Este sistema de tração traseira oferece também uma melhor transmissão da potência ao solo, para um prazer de condução ainda maior.
- Em termos de performance, o Symbioz apresenta uma potência de 500 kW e um torque máximo de 67,34 kgfm em pico. Ele passa de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. A autonomia fornecida pelas baterias de 72 kWh é superior a 500 km em uso real em autoestradas. A recarga de 80% da capacidade é feita em apenas 20 minutos.
KWID OUTSIDER
Com início de vendas previsto para o primeiro semestre de 2019, o Kwid também será oferecido na versão Outsider, ampliando a gama do SUV dos compactos. A nova versão se diferencia por itens estéticos, como barras de teto, faixas laterais, skis (frontal e traseiro), molduras dos faróis de neblina e adesivo “Outsider”, entre outros itens.
No interior, a versão Outsider traz um novo tecido para os bancos, com detalhes em laranja – cor que se repete na manopla do câmbio, nos aeradores, na moldura do sistema multimídia Media Nav e nas portas.
Líder do segmento de entrada, o Kwid passa das 50 mil unidades emplacadas no ano. Além de atributos como segurança, economia e espaço interno, o jeito inovador de vender carro também alçou o Kwid à posição de destaque nos emplacamentos. Uma inovação nesse sentido foi o lançamento do K-Commerce, a mais completa plataforma on-line para a compra de um veículo, que está no ar desde janeiro. Mais de 13 mil Kwid já foram vendidos por meio do K-Commerce.
O processo é simples: basta se cadastrar no site loja.renault.com.br e configurar o carro (versão e pintura). Daí é só escolher a forma de pagamento e a concessionária para retirada do veículo. Durante o processo, o cliente visualiza informações como valor de entrada e das prestações e previsão de entrega. O cliente pode, inclusive, submeter seu usado a avaliação.
CAPTUR BOSE
Com sete alto-falantes e um amplificador da consagrada empresa de áudio automotivo, o Captur enriquecerá ainda mais a experiência a bordo com a série limitada Bose, que será lançada no primeiro semestre de 2019. Para se diferenciar externamente das outras versões, o Captur Bose terá o logotipo da marca estampado na carroceria, além de estrear a exclusiva cor prata no teto das versões com pintura biton.
No interior, os alto-falantes dianteiros também terão o emblema da Bose. O ambiente requintado ficará por conta dos novos bancos em couro com acabamentos em cinza, combinando com os contornos das saídas de ventilação lateral, e o teto forrado na cor preta.
Com design à primeira vista, o Captur é composto pelas versões Zen e Intense, que entregam versatilidade ao cliente com motores 1.6 (118/120 cv) e 2.0 (143/148 cv) e com os câmbios manual, CVT e automático.
SANDERO R.S.
Desde 1976 a Renault Sport apimenta os modelos da marca. No currículo estão inúmeros carros de corrida e até uma minivan de absurdos 820 cv, a Espace F1. Há três anos, foi a vez de 75 engenheiros trabalharem no Sandero R.S., o primeiro modelo da divisão esportiva produzido no Brasil.
Para transformar o Sandero em um autêntico esportivo, a divisão R.S. mexeu na alma do carro. A lista de mudanças vai além dos adesivos espalhados pela carroceria. A suspensão foi rebaixada em 2,6 cm, as molas ficaram mais rígidas, o escapamento ganhou saída dupla, os discos de freio (nas quatro rodas) ficaram maiores e o sistema de direção foi recalibrado. Acoplado a um câmbio de seis marchas, o motor 2.0 16V recebeu algumas mudanças para alcançar respeitáveis 150 cv. O resultado é um carro instigante numa pista e prático no uso urbano.
A série especial Sandero R.S. Formula One Team, pintada na exclusiva cor amarela Sirius, foi feita especialmente para ser sorteada na promoção Speed Drive Renault. O cliente pode concorrer fazendo um test-drive da marca, comprando um veículo Renault ou realizando um serviço de pós-venda. A promoção é válida também para os tests-drive feitos no Salão do Automóvel, tantos dos carros elétricos como dos outros veículos da gama.
20 ANOS DE BRASIL: RECORDE DE PARTICIPAÇÃO
Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault está no melhor momento de sua história no país em participação de mercado. Neste ano, a marca acumula 8,6% de market share de janeiro a outubro, um recorde. O resultado está atrelado ao sucesso comercial dos seus dois últimos lançamentos no Brasil: o Captur e o Kwid – líder absoluto do seu segmento, com 45% de participação de mercado entre os compactos de entrada, também no acumulado até outubro.
Hoje a marca fabrica sete veículos no país: Kwid, Sandero, Logan, Duster, Duster Oroch e Captur, expostos no Salão do Automóvel, além do comercial leve Master. No total, já são mais de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores produzidos em 20 anos de inovação da marca no país.
“A Renault nunca deixou de investir no Brasil, mesmo em períodos de instabilidade econômica. É o que nos permitiu fortalecer nossa estrutura e lançar veículos que atendam às necessidades do consumidor brasileiro. Ultrapassamos a marca de 8% de participação de mercado e, até 2020, nossa meta é chegar a 10%. A aceitação dos nossos produtos nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.
A Renault do Brasil possui quatro unidades industriais instaladas no Complexo Ayrton Senna, no Paraná: a Curitiba Veículos de Passeio (CVP), Curitiba Veículos Utilitários (CVU), Curitiba Motores (CMO) e a Curitiba Injeção de Alumínio (CIA), inaugurada neste ano. Hoje o Complexo Ayrton Senna opera em três turnos e tem um total de 7.300 colaboradores. Para gerir suas ações socioambientais, a Renault criou, em 2010, o Instituto Renault. Atuando em dois eixos – Mobilidade Sustentável e Inclusão – o Instituto já alcançou mais de 700 mil pessoas no país.
STUDIO RENAULT INSTAGRAM
No inédito Studio Renault Instagram, um espaço exclusivo que servirá de plataforma de criação de conteúdos da Renault em colaboração com o Instagram, o público poderá seguir todo o conteúdo do programa “Plugados no Salão”, que será conduzido por Fernanda Paes Leme e Luciano Amaral, através do Stories do Instagram oficial da Renault (@renaultbrasil) e pela hashtag #RenaultStories. Entre os diversos temas abordados pelo programa, destaque para as novidades da Renault no Salão do Automóvel e o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
Durante o evento, os embaixadores da marca, Marina Ruy Barbosa, Bruno Gagliasso e Anitta, e o piloto Nico Hülkenberg passarão pelo Studio Renault Instagram, assim como outras personalidades e influenciadores digitais. Especialistas de Instagram farão workshops sobre criação de stories para o público geral, e o estúdio servirá também como um corner para fotos dos visitantes do estande. A ação também terá ativações em outras redes sociais da Renault, como Facebook, Twitter e YouTube.
INSTITUTO RENAULT
Criado há oito anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e inclusão. No eixo Inclusão, são destaques:
- O programa Renault Experience, que busca estimular o empreendedorismo e a inovação por meio do modelo de startups. Criado em 2010, o programa já atingiu 37 mil estudantes.
- A Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.
- Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram atingidas pela iniciativa.
- No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 150 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.