Após participar hoje (30) das solenidades de reinauguração das dependências do antigo PSF do Jardim Independência, em Cuiabá, evento que contou com as presenças do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário Luiz Antônio Possas de Carvalho (Saúde), o vereador Dr. Xavier sublinhou que a Saúde de Cuiabá tem avançado muito, a despeito de vários contratempos, principalmente com referência à falta de recursos públicos para otimizar toda a estrutura da rede SUS e os desafios sombrios impostos pelo novo coronavírus, responsável pela disseminação dessa pandemia assassina em todo o mundo.
“Ainda que o município não disponha de recursos para investir de forma maciça na Saúde, muitas coisas positivas já aconteceram e ainda vão acontecer, seguramente. Tivemos, há pouco, a inauguração do novo Hospital Municipal, referência clínica de modernidade funcional em toda a região Centro Oeste. Inauguramos também a Upa do Verdão, além de reformar e ampliar unidades clínicas do setor urbano, periférico e distrital. O “olhar do prefeito” é de amparo a todos os pontos cruciais de Cuiabá, priorizando basicamente a Saúde. Tanto que os investimentos e ações encampam os nobres servidores públicos da área, para que tenham condições de trabalhar e cumprir, na prática, a ideologia de salvar vidas humanas”.
Na interpretação do parlamentar, essa ideologia ganhou formato missionário desde a propagação do vírus mundo afora, quando o Brasil e Mato Grosso se viram igualmente infectados, à mercê de uma rede de asfixia mortal. “Em Cuiabá, o esforço é centralizado para garantir escudo protetor aos seus habitantes. O Poder Executivo e o Legislativo estão unidos nessa causa, empenhados em fazer de tudo para que essa doença não enlute mais famílias, sendo banida para bem longe daqui”.
Dr. Xavier também aconselhou que a população se mantenha atenta às orientações divulgadas pelas autoridades de Saúde do município no tocante ao acatamento de medidas preventivas. Está em jogo a própria vida humana, alerta.
“Digo isso pelo seguinte: por mais incômodo que seja acatar o toque de recolher, manter o distanciamento social e outras restrições, temos que reconhecer a necessidade da implementação dessas medidas para evitar maior surto letal. O maldito vírus se encontra por aí, à espreita geral, de quem adota os cuidados necessários e, também, daqueles que debocham do seu poder. É preciso levar tudo muito a sério, porque estamos diante de um inimigo poderoso. Infelizmente, com poder de vida e morte sobre todos nós”.
“O Jardim Independência ganhou um excelente USF”
Sobre a Unidade de Saúde da Família do Jardim Independência, o vereador salientou que quase nada existe do antigo PSF, que vivia com gotejamento constante e outras avarias que impediam seus servidores de atender condignamente os comunitários da região. O improviso era a tônica para garantir algum atendimento às famílias que procuravam o PSF naquela época, observou,
“Agora, sim, dispomos de um núcleo clínico capaz de impor qualidade no atendimento, em geral. Agradeço ao prefeito e ao secretário Possas pela boa-vontade de atender nossas reivindicações, que, por sinal, são muitas, jamais pararam. Mas eles entendem nossa posição de defender os interesses da sociedade. Para isso fomos eleitos, afinal de contas”.
João Carlos de Queiroz