Próximo presidente deve garantir mais cidadania a pessoas com deficiência

Por EBC (Agência Brasil/TV Brasil – Os veículos da EBC divulgaram uma série de reportagens especiais sobre caminhos e desafios que os próximos governantes enfrentarão. Nesta publicação, a TV Brasil mostra, na prática, os desafios vividos por cadeirantes, surdos e cegos para terem acesso à educação, saúde, cultura e mobilidade.

Os obstáculos à educação de cegos e surdos

Diariamente, chegar à escola se torna uma tarefa complexa para cegos. A ausência de sinais sonoros em semáforos e de pisos táteis em áreas próximas de escolas são exemplos desses obstáculos. Outra batalha retratada na reportagem é a necessidade de se ampliar o acesso à literatura especializada em braile.


Audiodescrição contribui para a inclusão cultural

Ao contrário do senso comum, uma pessoa cega também pode curtir um espetáculo visual. No caso do cinema e de outros espetáculos visuais, a audiodescrição é responsável por essa imersão. Contudo, para que a experiência seja completa, é essencial que a lei de acessibilidade a projetos culturais seja aplicada devidamente. A inclusão cultural é o tema desta reportagem.


Cidadania e mais oportunidades no mercado de trabalho

Uma pessoa com dificuldade de locomoção enfrenta preconceito no mercado de trabalho. A falta de estrutura, a qual deveria ser oferecida pelo estado e pelas empresas, é um dos principais desafios para dar oportunidades mais justas a pessoas com deficiência. Aos poucos, trabalhadores conquistam, com dignidade, seu espaço no trabalho. Assista, acima, a história de dois exemplos que podem inspirar futuros governantes.


Investimentos em acessibilidade na saúde pública

Ter uma deficiência física não significa inatividade. Pessoas que estão nessa condição continuam a contribuir ativamente com a sociedade e exigem cidadania. Contudo, quando vão cuidar da saúde, as limitações enfrentadas podem ser agravadas com a falta de apoio da legislação e de suporte do estado. Atualmente, a carência de dados sobre esse quadro no Sistema Únicos da Saúde (SUS) dificulta o planejamento de políticas públicas. Na penúltima reportagem da série, a TV Brasil retrata esse cenário.


O desrespeito ao direito de ir e vir

TV Brasil termina a série de reportagens sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no Brasil retratando a realidade de quem tem o direito de ir e vir prejudicado. Andar de ônibus, atravessar uma pista ou ter acesso a serviços públicos viram batalhas diárias para cadeirantes. Esses problemas poderiam ser resolvidos com calçamento adaptado, sinais sonoros e veículos com regulagem de altura.