Assessoria Renault – Estiveram presentes Sérgio Avelleda, Secretário de Transportes e Mobilidade de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, e o coronel Luiz Eduardo de Arruda, superintendente de Desenvolvimento e Educação de Trânsito, também da CET, parceira da atividade realizada durante o fim de semana. Gabriel Rohonyi, VP Marketing do GP Brasil, também visitou o local.
“Com o programa ‘O Trânsito e Eu’, reafirmamos nosso compromisso de, por meio da educação, contribuir para a redução do número de acidentes e vítimas no trânsito. Nossas ações itinerantes, como a realizada no GP Brasil, promovem uma visibilidade ainda maior desta iniciativa, alcançando, assim, um número maior de pessoas”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.
O Trânsito e Eu no GP Brasil
A ação itinerante do programa “O Trânsito e Eu” no GP Brasil contou com uma minicidade, instalada no autódromo de Interlagos, simulando as condições das ruas das cidades brasileiras. No local, crianças da rede municipal de ensino puderam praticar, com o auxílio de monitores, a convivência harmoniosa entre pedestres, motoristas (a bordo de minicarros elétricos), ciclistas, idosos, deficientes físicos e visuais. A minicidade traz ainda conceitos de sustentabilidade, como as maquetes de energia eólica para abastecimento dos minicarros elétricos.
O Instituto Renault também levou uma grande inovação do programa “O Trânsito e Eu”: um jogo (serious game) em realidade virtual, em que, por meio de óculos especiais, as crianças são inseridas em um cenário interativo, onde elas devem indicar atitudes corretas e erradas em relação ao trânsito.
Em maio deste ano, o Instituto inaugurou uma estrutura semelhante, que opera permanentemente em São Paulo, no Espaço Vivencial de Trânsito Caio Graco, da CET, na região da Barra Funda. O local, preparado para receber aproximadamente 14 mil pessoas por ano, contém a minicidade e a Sala Digital, onde as crianças aprendem com o auxílio da realidade virtual e de jogos e vídeos educativos, instalados em TVs e tablets.
Saiba mais sobre o programa
Além de São Paulo, o “O Trânsito e Eu” está presente de forma permanente em seis cidades do Brasil: Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá, no Paraná; Pelotas (RS), e os municípios paulistas de São Bernardo do Campo e Santa Bárbara d’Oeste. Nestes locais, o programa começa dentro das salas de aula, com kits ilustrados produzidos pelo Instituto Renault. Os materiais são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito. Com a lição dada na escola, as crianças vão à minicidade praticar o que aprenderam.
Além das ações permanentes, o Instituto Renault também realiza uma série de atividades itinerantes do programa, a exemplo da que ocorreu no GP Brasil, em parques, shoppings e eventos.