LONDRES, Inglaterra – A Johan Cruijff ArenA, em Amsterdã, foi premiada por seu sistema de energia sustentável, na edição desse ano do prestigiado T3 Awards. O “Prêmio Eco” foi entregue como reconhecimento ao sistema que combina o equivalente a 148 baterias Nissan LEAF, 4.200 painéis solares e unidades de conversão de energia da Eaton. O sistema de armazenamento de energia não apenas possibilita uma rede de energia mais sustentável, mas também cria uma economia circular para baterias de veículos elétricos em sua segunda vida.
Inaugurado em junho de 2018, o projeto de arena inédito foi resultado da colaboração entre a Nissan, a Eaton, a BAM, a Mobility House e a Johan Cruijff ArenA, apoiado pelo Fundo de Clima e Energia de Amsterdã (AKEF) e Interreg.
A arena agora possui o maior sistema de armazenamento de energia da Europa em um prédio comercial, usando baterias novas e de segunda vida de veículos elétricos. O sistema permite o fornecimento e uso de energia mais confiável e eficiente para o estádio, seus visitantes, vizinhos e a rede de energia holandesa. A energia produzida pelos 4.200 painéis solares no telhado da ArenA pode ser armazenada e usada de forma otimizada.
“Escolhemos o Johan Cruijff Stadium, em Amsterdã, para o nosso “Prêmio Eco” devido à ousadia de sua visão e à excelência de sua execução. O fato de não só utilizar energia solar, como também armazená-la em baterias recuperadas do Nissan LEAF, é uma mistura perfeita de sustentabilidade e reciclagem. É engenhoso e ambicioso”, disse Duncan Bell, editor da T3.com.
“Estamos absolutamente satisfeitos por um projeto sob a nossa visão de Mobilidade Inteligente da Nissan ter sido oficialmente reconhecido pelos juízes da T3”, disse Francisco Carranza, Diretor Geral da Nissan Energy. “A Johan Cruijff ArenA demonstra que a reutilização das baterias dos veículos elétricos Nissan pode contribuir para tornar todo o nosso sistema energético mais eficiente e sustentável. A Nissan está colocando seu ecossistema elétrico no coração de um futuro sustentável, transformando a maneira como dirigimos e também transformando a maneira como vivemos”, completou.
A missão da T3 é buscar e mostrar as coisas que ajudam os consumidores a ter uma vida melhor e mais inteligente. É uma das principais publicações de lifestyke do Reino Unido, com mais de dois milhões de visitantes mensais no site T3.com e mais de 43.000 compradores mensais de revistas impressas.
A Johan Cruijff ArenA é a casa do Ajax, um dos maiores clubes da Holanda, palco principal para os jogos da seleção nacional. Recebe também concertos, eventos de dança, congressos e convenções de negócios.
O estádio e a área vizinha funcionam como um laboratório vivo para testar inovações na prática. O sistema de armazenamento de energia do estádio e a empresa relacionada, Amsterdam Energy ArenA BV, são resultados concretos do programa de inovação gerenciado pela Amsterdam Innovation Arena, no qual instituições de conhecimento, governos e empresas como BAM, Nissan, Eaton e The Mobility House estão trabalhando o estádio do futuro.
# # #
Contatos |
|
Ana Genaro Comunicação Corporativa +55 21 2134-9194 ana.genaro@nissan.com.br |
|
Alexandre Carvalho Especialista de Comunicação — Produto +55 11 4504-3214 alexandre.carvalho@nissan.com.br |
|
Michael Figueredo Assessor de Imprensa (IMAGEM CORPORATIVA) +55 21 2134-9210 michael.figueredo@nissan.com.br |