Ainda que a função do vereador se restrinja à parte legislativa, posto que o parlamentar não é executor de obras, a carga de hábil cobrança política empreendida por Misael junto ao Executivo é vista de outra forma, delineando sua dinâmica capacidade gerencial. É que, no desempenho do cargo eletivo, Galvão transformou a realidade deficitária de muitas comunidades cuiabanas em cotidianos promissores. Preocupação que tem extrapolado os limites da capital, adentrando pelos distritos. “´Cuiabá vai bem mais além, e assim é preciso apoiar esses polos distritais”, explica.
Uma das inovações que ele empreendeu no Legislativo é o sistema de “Portas Abertas para o Povo”, sem a burocracia antes vigente em outras gestões da Mesa Diretora. “Quem quiser falar comigo vai conseguir: não estabeleço normativas burocráticas para impedir os munícipes de expor suas demandas. É fundamental ouvir o povo com frequência. Temos exemplos e mais exemplos de parlamentares que simplesmente “vedaram” essa interlocução, tornando-se “reis soberanos, inacessíveis”. Ninguém aprova tal conduta”.
Humilde, o presidente nem discorreu sobre as mudanças implementadas no setor administrativo da Câmara e os serviços de reforma que transfiguraram todo o ambiente na sua gestão, proporcionando maior conforto aos servidores. Até mesmo a cantina dispõe de ar-condicionado, dispensando os sofríveis ventiladores. Cada gabinete recebeu novos computadores, celulares, televisor, etc. E cada vereador dispõe de carro para seu trabalho diário.
No piso inferior, ala do Plenário Ana Maria do Couto, as mudanças feitas por Misael Galvão são ainda mais perceptíveis, com readequação de espaços (atuais salas operacionais amplas) e aquisição de equipamentos de última linha. O presidente Misael acompanha tudo de perto, e é figura comum nos corredores da Câmara, supervisionando o andamento das obras e questionando sobre esse ou aquele item.
Misael também adiantou os proventos do funcionalismo da Câmara agora em dezembro, para surpresa geral de quem esperava receber salários somente no dia 30. O suspiro aliviado e agradecido dos servidores foi a resposta mais clara de aprovação ao “estilo Misael”. Isso possibilitou com que os servidores efetuassem compras natalinas antecipadas e se organizassem também para outros programas de final de ano. “É um sentimento enorme de felicidade poder atender os meus colegas de trabalho”, diz Misael.
A desenvoltura com que o dirigente da Mesa Diretora desenvolve tantas ações políticas e administrativas surpreende, inclusive, os que testemunham e usufruem desses benefícios. Trata-se de uma elogiável postura patronal diferenciada no aspecto de humanização, valorização de efetivos e comissionados do Parlamento.
Os servidores, no entendimento de Galvão, se constituem no maior patrimônio da Casa de Leis. “Sem a preciosa colaboração de todos eles, desde o mais humilde, nada funcionaria por aqui. Não me canso de agradecê-los”.
Por João Carlos de Queiroz, jornalista
Abaixo, síntese do balanço anual feito pelo presidente Misael Galvão a respeito de suas ações parlamentares, texto da jornalista Susan Beto, assessora da Presidência da Câmara:
Susan Bento – Assessoria Vereador Misael Galvão