Adilson Moraes – Com objetivo de reduzir o número de crianças e adolescentes em situação de negligência, abandono, maus-tratos, exploração sexual, situação de trabalho infantil, envolvidos com uso de álcool e outras drogas, em períodos festivos, a Prefeitura lança o programa “Proteger”, que terá sua primeira ação já neste Carnaval. Com a chamada “Carnaval em Cuiabá pratica responsabilidade social”, o lançamento acontece nesta terça-feira (6), às 15h, no auditório da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.
“É dever da família, da sociedade e do Poder Público assegurar à criança e ao adolescente o direito à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. E venho buscando ferramentas para que nossas crianças e adolescentes alcancem tudo isso. A nossa primeira-dama, minha esposa Márcia Pinheiro, está à frente dos projetos sociais, e confio no olhar terno, carinho, que ela possui, para cuidar de nossos pequenos, levando todo acolhimento necessário para que eles se desenvolvam em um ambiente seguro e de qualidade,” garante o prefeito Emanuel Pinheiro.
O programa vem agregar às ações de proteção das crianças e adolescentes, já desenvolvidas pelo município, principalmente nestes períodos festivos, com uma chamada de sensibilização da sociedade, sendo agentes protetores desse grupo de vulneráveis.
“Queremos chamar atenção da sociedade para essa problemática. Que haja uma sensibilização por parte de todos, principalmente nestes períodos, onde acontecem uma maior número de casos como a exploração sexual de crianças e adolescentes. Não sejamos coniventes. Sejamos agentes propagadores de informações, para que nossas crianças e adolescentes não sofram essa crueldade, “ observa o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.
O programa funcionará como uma ferramenta de implementação às demais ações. Para este Carnaval, a Secretaria Extraordinária dos 300 anos vai montar um estande na Orla do Porto nos dias de festa, onde uma equipe de Assistência, com a presença dos conselheiros tutelares da Capital, vai trabalhar a conscientização dos presentes, distribuindo informes, falando sobre os canais de denúncias, orientando o público.
“O enfoque em ações de proteção ou prevenção, voltadas ao enfrentamento das principais formas de violência contra crianças e adolescentes, por ocasião de grandes eventos e festas populares, objetiva a sensibilização das famílias em relação ao tema, portanto, trata de proteger e sensibilizar quanto à importância do cuidado com as crianças e adolescentes antes da ocorrência da violação de direitos. “Da segurança ofertada a este público que estará com seus responsáveis no Carnaval,” elucida a coordenadora do programa, Hellen Ferreira.
O projeto continua suas ações nas demais festividades durante o ano. Além dos eventos da Prefeitura, a equipe também fará parte das parcerias com demais órgão, visando alcançar cada dia mais as famílias em vulneralidade social, agregando-o aos demais programas e projetos que o município já desenvolve.