Naiara Leonor – O 1º Festival da Juventude acontece nesta sexta-feira (09), das 13h às 22h, no Museu do Rio, na Orla do Porto e reúne programação extensa. De palestras vocacionais e crimes cibernéticos a oficinas de capoeira e apresentações de bandas de rock e sertanejo, o evento abre espaço para os jovens mostrarem seus talentos e desenvolvê-los de forma lúdica e educativa. Na ocasião, também será dada a posse oficial dos conselheiros do Conselho Municipal da Juventude.
“O Conselho foi instituído para auxiliar naquilo que muitas vezes a Prefeitura não consegue chegar, não por não querer fazer, mas por não saber e não alcançar esses espaços que a juventude está inserida. Por exemplo, tem espaços públicos sendo entregues pela gestão e queremos que um desses espaços seja a casa da juventude”, explicou o jovem de 23 anos Juares França, conselheiro municipal do Conjuve, representante do segmento estudantil secundarista.
O evento será dividido em dois momentos. No período vespertino, serão realizadas as palestras e oficinas com a temática Cidadania. Crimes cibernéticos, bullying, segurança no trânsito, primeiro emprego, teste vocacional e ensino superior são alguns dos temas que serão abordados. As inscrições para participação podem ser feitas no dia do Festival. Já na parte da noite, a temática Cultural comanda o evento com oficina de capoeira e de cheerleaders, batalha de hip hop, Dj Monteiro, apresentações de Siriri e Cururu do grupo Flor Ribeirinha, Bateria das Atléticas e os grupos musicais Heróis de Brinquedo e Jhonatan & Adam.
O Conselho Municipal da Juventude é vinculado à Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, mas receberá apoio de outros Pastas da Prefeitura de Cuiabá. “É importante envolver, não só a nossa Secretaria, que é a timoneira neste processo, mas também outras Secretarias, como a de Educação, de Assistência Social, de Saúde, enfim todos os elementos que convergem para a melhoria das políticas públicas para a juventude. Essa é a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro”, ressaltou o secretário de Cultura, Francisco Vuolo.
O Festival da Juventude é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e também recebe apoio de entidades parceiras, que irão contribuir com a execução de palestras, oficinas e apresentações culturais no evento.
São parceiros do Festival da Juventude, a OAB, PRF, IFMT, CIEE, FAUC, Fórum Mato-grossense de Capoeira e Rotaract Club de Cuiabá.
Confira a programação de palestras e oficinas do Festival da Juventude de Cuiabá:
Comissão da jovem Advocacia (OAB)
– Primeiro Emprego
– Crimes Cibernéticos
Comissão da infância e Juventude (OAB)
– Suicídio, bullyng e automutilação nos jovens.
Comissão da Igualdade Racial (OAB)
– Ações afirmativas na Educação pública.
Polícia Rodoviária Federal (PRF)
– Segurança no trânsito
Polícia Militar (PM/MT)
– Programa PROERD
Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
– Cadastro de currículos no sistema do CIEE
Rotaract Club de Cuiabá
– Confecção de currículos
– Oratória: protagonismo ao falar em público
Faculdade de Cuiabá
– Teste vocacional
Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
– Informações sobre os cursos da instituição
Liga das Atléticas
– Oficina de Cheerleader
Fórum Mato-grossense de Capoeira
– Oficina de capoeira
SERVIÇO
O que: Festival da Juventude e posse dos conselheiros do Conselho Municipal da Juventude
Quando: sexta-feira (09), às 14h
Onde: Museu do Rio, Orla do Porto de Cuiabá