Secom/Prefeitura de SP – O prefeito em exercício, Milton Leite, comandou na manhã de ontem (30) uma reunião para acertar os últimos detalhes do esquema de segurança para a 93ª Corrida Internacional de São Sivestre, que será realizada neste domingo (31), com largada a partir das 8h20 na Avenida Paulista (sentido Consolação), entre as ruas Augusta e Frei Caneca, em frente ao shopping Center 3. Milton Leite pediu o empenho de todos os envolvidos no evento e disse que “esta será a melhor São Silvestre de todos os tempos”.
Participaram representantes dos diversos órgãos envolvidos na organização e operacionalização da prova, como Secretaria das Prefeituras Regionais, Prefeitura Regional da Sé, secretaria de Segurança Urbana, CET, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), AMLURB e Fundação Cáper Líbero.
Um Centro de Operações será instalado no térreo alto do prédio da Fundação Cáper Líbero, que vai reunir esses órgãos e monitorar todas as ações. Este ano, são 30 mil inscritos de 40 países representando todos os continentes.
A São Silvestre oferecerá infraestrutura (apoio médico, acessos, hidratação, lanches) para o número oficial de inscritos, mas alerta que não serão disponibilizados recursos extras para atletas que não estejam inscritos
oficialmente, conhecidos como “pipocas”.
O Comitê Organizador informa que essas dinâmicas estão sendo implantadas para melhor atender aos atletas oficialmente inscritos e pede gentilmente a colaboração dos demais. As áreas de largada terão seus acessos controlados a partir da Alameda Santos e Rua São Carlos do Pinhal e a dispersão a partir da Rua Joaquim Eugênio de Lima até e Alameda Casa Branca. Todas as áreas serão restritas a corredores oficialmente inscritos.
O percurso deste ano teve ajustes para aumentar a área de dispersão. O primeiro deles é na largada, que será próximo à Rua Frei Caneca, à frente do local do ano passado. O outro foi no Centro, na região do Largo o Arouche. Saíram do percurso as ruas Sete de Abril e Dr. Bráulio Gomes. O percurso de 15 km foi implantado em 1991.
Integrantes da Polícia Militar e da GCM farão a segurança ao longo de todo percurso da prova, incluindo os
policiais de trânsito, que vão garantir a liberação das ruas por onde os atletas vão passar, além dos batedores de motocicletas que acompanham os líderes da corrida. O monitoramento contará com as câmeras do programa City Câmeras. Já a Polícia Civil terá um esquema especial de atendimento aos estrangeiros.
Os bombeiros terão reforço de pessoal nas quatro bases por onde passam os corredores: Consolação, Sé, Campos Elísios e Casa Verde.
Haverá também um posto médico na Avenida Paulista, 29 âmulâncias UTIs ao longo do percurso e 200 profissionais de sáúde par atendimento. Além disso, os participantes vão contar com sete postos de hidratatação e a distribuição de 720 mil copos de água.
Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região da Avenida Paulista, a partir das 20h de sábado (30/12), para a realização da São Silvestre.
Alterações na Região da Avenida Paulista
Sábado (30/12):
– A partir da 20h, haverá interdição da Avenida Paulista, sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e
Bela Cintra, sendo permitido atravessar a Avenida Paulista em todos os cruzamentos, com exceção da Alameda Ministro Rocha Azevedo e da Rua Peixoto Gomide;
– Interdição da Alameda Campinas, entre a Rua São Carlos do Pinhal e Avenida Paulista, para montagem das instalações do posto médico;
– A partir das 22h, serão realizadas as seguintes interdições:
Interdição da Avenida Paulista, sentido Paraíso, entre a Rua Padre João Manuel e a Rua Manuel da Nóbrega.
Bloqueio do acesso ao Túnel José Roberto Fanganiello Mellen pela Avenida Doutor Arnaldo;
Serão canalizadas duas faixas da esquerda da Avenida Doutor Arnaldo, entre a Rua Major Natanael e o Túnel José Roberto Fanganiello Mellen, sentido Centro
Será permitido atravessar a Avenida Paulista em todos os cruzamentos, com exceção da Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua Peixoto Gomide e da Alameda Campinas.;
Domingo (31/12):
– A partir das 04h haverá a interdição do Viaduto Professor Bernardino Tranchesi, desde a Rua Itapeva;
– A partir das 5h: Avenida Paulista será totalmente bloqueada, no sentido Consolação, da Rua Teixeira da Silva até a Rua Haddock Lobo, e no sentido Paraíso, da Rua da Consolação até a Rua Manuel da Nóbrega;
– A partir das 6h30 será bloqueado o restante do percurso da corrida;
– A partir das 10h está previsto a liberação das transposições da Avenida Paulista pela Rua Haddock Lobo e Rua Augusta;
– A partir das 13h, após o término da Corrida, a Avenida Paulista permanecerá interditada, entre as ruas Teixeira da Silva e da Consolação, em ambos os sentidos, para a realização do Réveillon.
Zeladoria
A Prefeitura Regional da Sé está realizando ações de zeladoria ao longo do percurso da prova, incluindo tapa-buracos, poda de árvores, aparação de grama e limpeza de bueiros.