Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta a morte do ator e dramaturgo Luiz Carlos Ribeiro

Secretaria de Inovação e Comunicação – O Prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, lamentaram o falecimento do ator e dramaturgo Luiz Carlos Ribeiro. O óbito foi registrado ontem (sexta) à tarde, em Cuiabá, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Rosa, onde o ator estava internado desde o último dia 4, após passar mal. Ele chegou a ser submetido a uma cirurgia, em razão de suspeita de câncer no intestino.

O velório do dramaturgo teve lugar na Capela Jardins, na Sala Orquídeas, a partir das 23h, e foi prestigiado por várias personalidades culturais e políticas de Cuiabá e todo o Estado. O prefeito Emanuel Pinheiro sublinhou que a perda de Luiz Carlos deixa um vácuo na cultura mato-grossense:

“A cultura mato-grossense perde um grande nome. Atuante em  várias áreas Luiz Carlos Ribeiro marcou sua obra com a simplicidade tão característica do povo mato-grossense, voltado e dedicado à sua terra e como um cidadão, integro e respeitado pelos seus pares. Queremos externar à família o nosso pesar e que Deus conforte o coração de todos”.

Autodidata na área social do teatro, Luiz Carlos estudou com grandes nomes no Rio de Janeiro, São Paulo, e outros estados como  Niete de Lima, Jesus Chediak e João Brites, do grupo O Bando de Portugal .Em meados da década de 70, militou no movimento federativo para (re) organização do movimento teatral nacional e mato-grossense.

Considerado um dos expoentes do teatro mato-grossense Luiz Carlos Ribeiro era  advogado, escritor, videasta e educador. Foi fundador da Federação Mato-grossense de Teatro (Famata) e da Confederação Nacional de Teatro (Confenata), lugar em que assumiu cargo na diretoria.

Luiz Carlos Ribeiro costumava dizer que sua área de trabalho era o teatro, segmento em que vivenciava uma experiência social, e, portanto, sua grande paixão era a direção teatral. Na verdade, corrigiu, “gostava de transmitir ideias”.