Secom/VG – A prefeita Lucimar Sacre de Campos e o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, participaram ontem (21) dos festejos a São Sebastião, festa já tradicional entre os católicos várzeagrandenses. A celebração deste domingo foi aberta pela procissão, que reuniu centenas de fiéis, seguida pela missa solene e almoço beneficente. A festa já é uma tradição da cidade, que reunião centenas de fiéis.
As comemorações a São Sebastião foram abertas no último dia 19, com a passagem da Bandeira pelo Paço Municipal. A jornada marcou também o início das atividades da 33ª festa de São Sebastião, que segue até o dia hoje, cujo encerramento será feito a partir das 18h30 com a descida do mastro e as às 19h30 com a Santa Missa.
Desde que assumiu o poder Executivo em Várzea Grande, a prefeita vem participando das comemorações a São Sebastião. Como ela mesma define, São Sebastião é protetor, guerreiro, “nos inspira a sermos fortes, a sermos fortalezas nos tempos atuais. Uma festa tradicional religiosa que reúne toda a comunidade católica do município, e que a cada ano vem crescendo o número de fiéis”. Ainda como completa, “a missa nos faz refletir e aviva a nossa fé, nossa força, nossa resistência e durante as comemorações ao santo, nos permite momentos de confraternização e de evocação da fé”.
O domingo foi aberto com a Santa Missa às 6h30, sucedida da procissão, seguida por nova missa, almoço, leilão, churrasco beneficente e sorteios. A procissão que saiu da igreja de São Sebastião no jardim Marajoara, com a imagem do santo percorrendo as ruas do bairro e sendo seguida por inúmeros fieis e devotos. De volta à igreja, o cortejo chegou ao fim com o início da santa missa das 10h. Nem mesmo o forte calor de ontem desaminou ou arrefeceu a fé dos devotos do santo. A missa foi marcada pelo louvor ao santo buscando o fortalecimento da fé, bênção para o trabalho e foca para as lutas de cada dia.
A Missa em Ação de Graças foi presidida pelo padre Ernildo Batista Ramos, mas teve a celebração acompanhada pelos padres Marcos Daniel Pereira, Evandro Balena de Brito, George Garcia da Silva, Ernildo Batista Ramos e Diácono Felipe Santos.
Após a celebração, a prefeita e o secretário Jayme Campos acompanharam os preparativos para o almoço, conversaram com moradores locais e de bairros vizinhos, com os fiéis e com os festeiros desta edição, Deozita Benedita de Souza Campos (rainha) e Antônio Cordeiro (rei).
“Esse é um momento ímpar, onde a população se aproxima, tira dúvidas, sugere, elogia, pleiteia melhorias e investimento e nessa interação, conhece mais sobre a cidade em que vive e passa a ter uma dimensão melhor e maior do trabalho que a administração pública vem desenvolvendo pela cidade, em diálogo com os populares. Esta é uma festa religiosa que nos remete a reflexão de tradição, amor e fé cristã. Várzea Grande tem grandes festas religiosas que reúne moradores não só local como das cidades vizinhas, o que fomenta o turismo local”, pontua o secretário Jayme Campos.
Durante toda a semana passada, os festejos a São Sebastião foram marcados por missas especiais, carreata, procissão, levantamento de mastro, praça de alimentação, ‘chá com bolo’, sorteios, bingo, leilões e inúmeras demonstrações de fé.
A paróquia de São Sebastião está localizada na Avenida Júlio Campos, 3.767, jardim Marajoara.