Cláudia Joséh – A Subprefeitura do Cristo Rei realizou uma tarde cultural em comemoração ao Folclore e a História do Grande Cristo Rei, criado primordialmente como ‘Capão do Negro’. O evento teve como objetivo o de fomentar o conjunto de costumes, lendas, manifestações artísticas e culturais em geral, preservado por um grupo populacional, por meio de suas tradições. A Tarde Cultural ocorreu nesta sexta-feira (20), na sede da Subprefeitura e contou com a participação da prefeita Lucimar Sacre de Campos. Participaram também da ação o vice-prefeito José Hazama e centenas de famílias, lideranças comunitárias e gestores municipais.
No evento houve apresentações de grupos de danças, coral, cururueiros, grupo folclórico Estrela Guia, além da programação cultural, houve exposição de fotografias contando a História do Cristo Rei desde a formação do bairro, os primeiros moradores e a criação dos bairros circunvizinhos, hoje chamada Região do Grande Cristo Rei.
A coordenadora de Cultura da Subprefeitura Isabela Guimarães, parabenizou todos os grupos participantes que abrilhantaram o evento com suas coreografias folclóricas, além dos cururueiros que fizeram a apresentação das cantigas de inauguração do bairro. “Agradeço ao público e as famílias que compareceram e juntos ajudaram na consolidação e desenvolvimento do Cristo Rei. E por fim, a administração a atual que sempre vem apoiando os eventos culturais do Grande Cristo Rei.
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos disse que o evento é um resgate histórico da cultura de um povo da região. “Agradeço aos integrantes da Subprefeitura do Cristo Rei que vem desenvolvendo um trabalho ímpar, seja na infraestrutura, seja serviços públicos, enfim, a todos aqueles que trabalham com os projetos sociais. O bem estar social é uma grande preocupação da gestão, bem como as outras áreas, como Saúde e Educação, necessárias para o desenvolvimento pleno da cidade. Nesses mais de três anos de governo, estamos batalhando e empenhando 24h por dia para dar o melhor a nossa população. Estamos agradecidos por participar dessa tarde cultural, com a participação de diversos ícones da cultura local. Essas ações fortalecem os vínculos e demonstram o que temos de melhor para ser apreciado e valorizado”, sublinhou a prefeita.
De acordo com o vice-prefeito, José Hazama, o evento ressalta a importância das raízes históricas e culturais da comunidade. “Nesta edição, trabalhamos a questão da fundação do bairro e as identidades dos primeiros moradores com a finalidade de incentivar o conhecimento do bairro para promover a preservação patrimonial. “Essa é mais uma possibilidade da comunidade conhecer seus primeiros moradores e suas famílias, e que a história fica de geração para geração, resultando no incentivo a Cultura local”, disse.
A Secretária de Assistência Social, Flávia Omar frisou que a iniciativa é importante para destacar pessoas que fizeram parte da criação do bairro, além de seus primeiros equipamentos públicos empregados na região. “A ação visa resgatar a cultura do bairro e revelar os artistas da região que contribuíram para o desenvolvimento social e econômico do Grande Cristo Rei. O evento foi um sucesso marcado pelos traços da cultura, folclore e danças tradicionais da fundação do bairro e da cidade”.
Moradora do bairro há 20 anos, a costureira Dolores Maria Borges, de 60 anos de idade, foi uma das participantes da mostra cultural do bairro. “Nestes eventos sentimos valorizados e ainda é um momento de descontração e entretenimento com toda a comunidade. A festa cultural está bem organizada e sempre é muito bom termos nossas raízes valorizadas. A riqueza de um povo está na valorização cultural”.