Pinheiro entrega revitalização do viaduto da UFMT e destaca importância da valorização das raízes culturais

Programa "Cuiabá Cidade Viva" vai contemplar outros espaços urbanos com trabalhos de revitalização

Luciana Souza – Valorizar os artistas regionais, promovendo o resgate da cultura cuiabana através das suas raízes, incluindo a todos neste contexto de transformação para a Cuiabana 300, onde existia somente um cinza do concreto, nasce o colorido da nossa gente.  Foi o que garantiu o prefeito Emanuel Pinheiro durante a solenidade de entrega da revitalização do Viaduto Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz, conhecido como Viaduto da UFMT, na manhã desta quinta-feira (22).

O chefe do Executivo lembrou que a proposta do programa “Cuiabá Cidade Viva” também é parte de um olhar sensível da primeira-dama Márcia Pinheiro, que vem desenvolvendo, junto com toda equipe, o processo de embelezamento da cidade.

“Márcia vem, junto com toda nossa equipe, desempenhando um papel de suma importância dentro da gestão. Com seu olhar sensível, sempre preocupada com o progresso da nossa Cuiabá e, dentro desse contexto, a qualidade de vida para todos, ela  está deixando a Capital mais bonita, mais cuidada e moderna, sem deixar a identidade da nossa gente”,  reiterou Pinheiro.

A proposta de revitalização dos principais pontos da cidade traz as estampas do estilo das artes visuais regionais, pincelas pelas mãos do artista plástico e escultor, Fred Fogaça. Presente na solenidade, o artista agradeceu a gestão atual, que vem promovendo essa valorização das artes, não se esquecendo do tempo de outrora da Capital.

“Quero agradecer, em nome dos meus colegas artistas também, ao prefeito e todos os secretários municipais, que não se esqueceram de nós neste momento tão importante da cidade. Trouxe-nos essa parceria, disponibilizando esses espaços públicos para que, através da arte, consigamos implantar nessas estruturas aspectos culturais da rica história cuiabana. Para transformar lugares e pessoas, precisamos mostrar arte, e o prefeito entendeu isso. A prova disso é mais esta bonita inauguração, sinônimo não só de beleza, mas de esperança à nossa classe, que vinha, há anos, sendo esquecida. Muito obrigado”, parabenizou Fred.

Ao todo, 11 artistas retrataram suas artes nas 23 colunas do viaduto. O espaço também foi contemplado com toda parte de jardinagem e melhoria na iluminação, executados pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, que realizam o trabalho de manutenção continuamente desses locais, assegurando a limpeza, conforto e segurança da população.

“Com este trabalho de revitalização e manutenção contínua nestes locais, queremos mudar a cultura de que viaduto é foco de descarte, de usuários de drogas, entre tantas outras coisas. Queremos transformar estes locais em ambientes  agradáveis, onde as pessoas se sintam seguras, acolhidas e além disso, que revivam a história de Cuiabá através da artes estampadas pelas paredes, fazendo-as  mais coloridas, como é nossa cultura. Cuiabá merece esse cuidado, principalmente  próxima de seus 300 anos”, ressaltou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O programa “Cuiabá Cidade Viva” já contemplou a rotatória da Viola de Cocho, na Avenida das Torres, e o Viaduto Engenheiro Domingos Iglesias Valério (Despraiado). O próximo local a receber a revitalização é o Viaduto Jamil Boutros Nadaf, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Além destes trabalhos, a Prefeitura já começou o plantio das palmeiras no canteiro central da  Avenida Fernando Corrêa.

Sistema de drenagem – Na ocasião, o chefe do Executivo municipal também participou, junto com o vice-prefeito Niuan Ribeiro e secretariado, da inauguração do sistema de drenagem da Avenida Fernando Corrêa da Costa, executada pelo Governo do Estado.