Oficiais-generais das Forças Armadas, promovidos no dia 31 de março, participaram, na manhã desta sexta-feira (5), da tradicional cerimônia de apresentação ao Presidente da República, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Durante a solenidade, cada um dos oficiais-generais recém-promovidos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira se apresentou ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ao Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, ao Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Augusto Heleno, e ao Comandante da respectiva Força: Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, General de Exército Edson Leal Pujol e Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
Ao cumprimentar os militares, o Presidente da República destacou a importância do compromisso das Forças Armadas com o povo brasileiro, a democracia e a liberdade. “Os senhores oficiais-generais, cada um dentro das suas atribuições, são em grande parte uma esperança para o nosso Brasil. Para os militares não há dia nem hora. Estão sempre prontos para servir o país. Desejo que
Dos 61 promovidos, 15 são da Força Aérea Brasileira (FAB). Três deles foram promovidos ao posto de Major-Brigadeiro do Ar, os outros 12 à Brigadeiro do Ar. “Nos renova o sentimento de responsabilidade no cumprimento da missão, que é o que nos impulsiona o prosseguimento da carreira, que vem com novos desafios e novas responsabilidades“, disse o Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, um dos oficiais promovidos.
Reconhecimento
A Medalha da Vitória, concedida desde 2004 em reconhecimento pela atuação em defesa da liberdade e da paz mundial, foi conferida à Capitão de Corveta Márcia Braga, integrante da Missão de Paz das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA).
Além de ter sido responsável pela criação de equipes mistas para a realização de patrulhas pelo país africano, a militar contribuiu com o aprimoramento do entendimento sobre as necessidades da população local civil.
No momento da entrega da condecoração, o Ministro da Defesa aproveitou para parabenizá-la pelo Prêmio Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU, recebido em Nova York. “O prêmio vai além do reconhecimento de um feito. Traduz a confiança de uma mulher competente e que com seus conhecimentos militares adquiridos ao longo da carreira, realizou a missão com êxito”, destacou o Ministro da Defesa.