Novo Pronto Socorro de Cuiabá: mais do que uma obra, a realização de um sonho

Prefeito Emanuel Pinheiro quebrou o paradigma de que essa também seria um projeto inacabado. Com a entrega de mais uma importante etapa do Hospital Municipal de Cuiabá, ele "bateu o martelo" para consolidar o atendimento tanto desejado pela população, via SUS

Redação site com Roberta Penha (SIC) – A recente entrega da quarta etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (novo Pronto Socorro), realizada no último dia 16 de julho de forma simples, porém objetiva, possibilitou com que fosse delineada aos olhos da população a firme trajetória de luta do prefeito Emanuel Pinheiro para estruturar 100% o setor de Saúde Pública na capital. Emanuel entregou 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, o que virá desafogar a demanda de Mato Grosso gradualmente, visto que a unidade cuiabana atende a capital e interior, além de estados vizinhos.

Para o prefeito, trata-se de importante avanço para assegurar o atendimento humanizado que sua gestão preconiza em relação ao Sistema Único de Saúde e nos demais órgãos que compõem a administração municipal. “Mato Grosso não dispõe de Unidades de Terapia Intensiva em número satisfatório, e o gargalo disso tem recaído há anos no Pronto Socorro de Cuiabá. Sobrecarga que extrapola diariamente a capacidade física e clínica do antigo hospital. Daí as dezenas de pessoas que sempre abarrotam os corredores à espera de atendimento. O novo Pronto Socorro veio para suprir essa lacuna, é o nosso objetivo”.

Aplaudido intensamente por populares e autoridades presentes à cerimônia de entrega da quarta etapa, Emanuel ainda sublinhou a emoção de conquistar mais um degrau em prol de significativa melhoria no atendimento prestado na área de Saúde.  Lembrou que inaugurou o hospital em 28 de dezembro/2018, de acordo com o que ficou estipulado dentro do Programa Chave de Ouro, que destinou R$ 100 milhões para conclusão das obras e estruturação na área de equipamentos.

“Em 25 de fevereiro, entregamos a parte ambulatorial do hospital. Atualmente, atendemos cerca de mil pacientes/mês em várias especialidades. Já no último dia 22 de abril, concluímos a entrega da enfermaria clínica, a farmácia satélite, o laboratório de análises clínicas e parte do parque de imagens. Já no dia 31 de maio, abrimos mais 90 leitos de enfermarias clínicas, entre adultas e pediátricas, e finalizamos o parque tecnológico de imagens, onde funcionam os serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia. Consolidamos hoje a entrega de 40 leitos de Unidade de Terapia Intensia, modernos e com equipamentos de ponta”.

De forma humilde, o prefeito agradeceu o apoio das bancadas municipal, estadual e federal pelo apoio dado à sua gestão, notadamente no setor de Saúde Pública. Ressaltou que os parlamentares tiveram papel decisivo para que o Hospital Municipal de Cuiabá pudesse avançar tanto, tornando-se a realidade tanto sonhada.

“Os recursos (emendas parlamentares) e encaminhamentos que eles promoveram nos ajudaram de maneira excepcional. Externo assim meu franco reconhecimento e agradecimento aos parlamentares parceiros desse projeto social. Isso porque o Hospital Municipal de Cuiabá jamais negará atendimento de qualidade a quem quer que seja, independente de ser de Cuiabá, Mato Grosso e até de países fronteiriços”.

Parlamentares nas esferas municipal, estadual e federal endossaram apoio à tenacidade do prefeito Emanuel Pinheiro para concluir as várias etapas de serviços do novo Hospital Municipal de Cuiabá
Créditos: Secretaria de Inovação e Comunicação

Quando o Hospital Municipal de Cuiabá estiver funcionando com sua capacidade total, terá 315 leitos ao todo, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós anestesia), além do moderno centro de imagens e o heliponto.

Emanuel: “População terá aqui um atendimento mais humanizado e dotado de modernidade clínica”
Créditos: Secretaria de Inovação e Comunicação

manchete