Nova portaria prorroga prazos para realização das Conferências Municipais de Cultura

Municípios e coletivos culturais obtêm mais tempo para realização dos encontros e envio de propostas

Assessoria | SEC-MT – A Comissão Organizadora da IV Conferência Estadual de Cultura estendeu os prazos para realização das Conferências Municipais, Intermunicipais, Regionais e Setoriais de Cultura. A nova portaria foi publicada no dia 18 de outubro no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. Acesse AQUI.

Para a realização das Conferências Municipais e Intermunicipais realizadas pelos municípios o prazo foi prolongado para o dia 20 de outubro. A portaria anterior estabelecia que o limite seria 30 de setembro.

Já os coletivos culturais não governamentais poderão realizar as Conferências Livres/Setoriais de Cultura entre os dias 20 e 31 de outubro de 2018.

Com a prorrogação das datas de efetivação das Conferências Municipais, os municípios e coletivos culturais ganharam também um prazo maior para o envio das propostas debatidas em seus encontros à Comissão Organizadora da Conferência Estadual.  Agora, a data limite para o encaminhamento dos relatórios será o dia 31 de outubro, para os municípios, e o dia 05 de novembro, para os coletivos culturais.

A Comissão Organizadora da Conferência Estadual é composta por servidores da Secretaria de Estado de Cultura – SEC, representantes do Conselho Estadual de Cultura, da Comissão Intergestores Bipartite e do Fórum Permanente de Cultura. A reunião que deliberou a nova portaria foi realizada no dia 16 de outubro, na sede Secretaria.

Luciano Carneiro, Paulo Traven, José Adriano de Souza, Marciel Freitas, Cybelle Bussiki e servidores da SEC em reunião no dia 16/10.

Para o secretário de Estado de Cultura, Gilberto Nasser, a decisão da Comissão Organizadora em adiar por alguns dias a realização das Conferências Municipais possibilita que mais municípios ofereçam contribuições para a cultura. “Vamos ter muito mais pluralidade nas diretrizes a serem propostas para as políticas culturais de Mato Grosso”, comemora Nasser.

A Conferência Estadual

A Conferência Estadual de Cultura é a instância de participação social que tem como objetivo propor diretrizes, estratégias, programas e ações para as políticas culturais numa articulação entre os governos estadual e municipais e a sociedade civil organizada.

As Conferências Municipais devem acontecer anteriormente para que sejam providenciadas a eleição de delegados e a construção de propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.