Para alguns não há nada melhor do que começar o dia com o som bem afinado de um bom motor sendo acelerado. Ainda mais se for um esportivo. Para outros, como os vizinhos de Steve von Foerster, funcionário da Ford norte-americana, esse fato poderia terminar com a inevitável ligação para a polícia e a não menos inevitável ordem para se baixar o nível de ruído.
Foi este o cenário que o levou a pensar no modo “Bom Vizinho”que, a partir de agora, permitirá aos futuros proprietários do Ford Mustang programar um ruído de escapamento mais tranquilo, mas só quando a idéia for não perturbar quem está por perto. Ou pelo menos reduzir um pouco o som para garantir que se mantenha um ambiente amigável entre os vizinhos mais próximos.
“Adoro o som de um motor V8, mas este pode ser demasiado elevado e não há como não irritar a vizinhança desse modo. Então pensei: ‘tem que haver uma maneira de dar às pessoas maior controle sobre o som de um motor’”, comentou von Foerster, um antigo engenheiro que, nos Estados Unidos, lidera a equipe de Experiência de Usuários da Ford na área de Desenvolvimento de Produto.
De acordo com uma pesquisa recente feita pela Ranker.com, o som de um motor trabalhando em alta rotação está entre os ruídos que mais irritam os vizinhos, junto com outros mais comuns resultantes do uso de ferramentas elétricas, dos cães latindo e dos ensaios de bandas de música (as “bandas de garagem”). Apenas o som dos cortadores de grama pela manhã é mais desgastante.
Alguns modelos esportivos já integram sistemas ativos de escapamento, que podem ser ligados e desligados, mas o modo “Bom Vizinho” do Mustang (oficialmente denominado “Quiet Start”), é o primeiro sistema a permitir ajuste específico.
Por meio do menu do painel de instrumentos, os motoristas podem selecionar o som pretendido. Podem, por exemplo, programar que, num período compreendido entre as 8 horas da noite e as 7 horas da manhã, os motores façam um menor ruído sempre que colocarem os seus carros para funcionar, mantendo assim o sossego nas imediações. Os níveis de som são Quiet, Normal, Sport e Track.
Ambos os modos “Quiet Exhaust” e “Quiet Start” vão ser parte integrante do já disponível sistema de temporização ativa das válvulas de escapamento do novo Mustang, que ajusta automaticamente o nível de decibéis do sistema de escapamento, de acordo com os diferentes modos de condução, do “Normal” e “Sport” até ao modo “Track”, este último emitindo um satisfatório e agradável rugido de 82 decibéis.
“Os sons acima dos 80 decibéis podem começar a irritar as pessoas. Alguns dos sons mais irritantes imagináveis -tais como um moedor de café ou um cortador de grama, operam bem acima dos 80 decibéis”, explicou Matt Flis, engenheiro de desenvolvimento de escapamentos da Ford. “Com o ‘Quiet Start’ ativado, o nível de decibéis do novo Mustang GT é reduzido em cerca de 10 decibéis, para mais confortáveis 72 decibéis”.