Na corrida sucessória rumo ao Governo do Estado de Mato Grosso, o nome da Primeira-Dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, já aparece como principal concorrente do governador Mauro Mendes. Desde à largada da campanha eleitoral, Mendes detém pontuação positiva junto ao eleitorado, segundo tem atestado pesquisas. Posição alquebrado após o Horário Eleitoral, quando Márcia Pinheiro pôde divulgar suas propostas. Porém, em se tratando de eleições, surpresas podem ocorrer no ato da abertura das urnas, alertam especialistas em política. .
É nesse ponto que o experiente Profeta, ex-vereador por Cuiabá, aposta numa reviravolta fenomenal do quadro sucessório no Estado, emplacando vitória para Márcia Pinheiro.
No Coophamil, bairro em que Profeta reside há décadas, ele diz não ter encontrado ainda nenhum eleitor de Mauro Mendes. No geral, as pessoas com quem conversa dizem que preferem votar em Márcia Pinheiro, oportunizando à classe feminina governar o Estado.
– Todos os dias eu converso muito com as pessoas, seja nos pontos de ônibus do meu bairro, lanchonetes, praças, etc. Conversas que continuam por toda Cuiabá, centro e nos demais bairros, incluindo distritos. Cuiabá, sabemos, decide eleições. Muitos desabafam ao dizer estar decepcionados com o atual governo; momento em que afirmam disposição de votar em Márcia Pinheiro. É opinião, também, de grande parte dos servidores do Estado. Há, pelo visto, descontentamento geral…
Segundo Profeta, ele até questiona alguns sobre o real motivo dessa escolha pelo nome de Márcia, e tem ouvido várias versões, que considera fundamentadas. Uma delas diz respeito à importância de oportunizar à mulher um cargo ocupado tradicionalmente por homens.
– Alguns recordam da rápida passagem de Iraci França, que foi vice-governadora e governadora interina quando o governador se ausentava. Mas não foi suficiente isso, dizem, pois o ideal é que uma mulher ocupe a cadeira titular, não na condição de eventual substituta. Daí a escolha antecipada pelo nome de Márcia Pinheiro, que, na visão da maioria dos que conversei, reúne quesitos básicos: é preparada, mãe, tem amor por MT, sendo sensível aos dramas sociais. E, o mais importante: vai estar no Palácio Paiaguás representando a classe feminina.
Profeta disse ainda estar sendo consultado para saber qual nome considera melhor para presidir o País. Ele enfatiza não ter nada pessoal contra o atual presidente, mas ressalva que a voz das ruas, do povo, denota clara insatisfação com o governo federal. Principalmente na questão alimentar, hoje em clara insegurança.
Conforme o vereador, o presidente é habilidoso ao aproveitar qualquer espaço que faculte campanha política, e exemplo disso foi as comemorações do Bicentenário da Independência, com dezenas de milhões de pessoas vestindo verde e amarelo nas ruas do País. Isso, na sua opinião, foi manifestação patriótica, não em prol do candidato à reeleição presidencial.
Com referência ao crescimento de Bolsonaro nas pesquisas, segundo registrou hoje (9) o Datafolha, Profeta sublinha que qualquer disputa eleitoral implica num sobe e desce desregrado dos nomes polarizados na preferência popular. O fato de o presidente ter ganhado alguns pontos, avalia, não significa vitória. Cada pesquisa surpreende por mudanças no quadro geral.
– Cabe ao povo, enfim, decidir o seu destino. Mas acredito que teremos mais surpresas no ato da conferência das urnas eletrônicas Afinal, o grito de angústia da população tem se tornado crescente nas camadas menos favorecidas, recrudescendo com panelas vazias e crianças chorando por alimentos. É algo doído demais… Sem falar na disparada de preços, alta inflacionária. O Brasil mais se assemelha a uma carruagem sem controle, rumo ao penhasco…
Por Editoria