Imprensa Citroën – Com etapas mais estreitas e rápidas, não faltou dificuldades para a etapa final deste domingo, ainda mais com a desgastante garoa fina que caiu durante a noite, deixando as estradas significativamente úmidas. Nestas condições de testes, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia viram o terceiro classificado reduzir a vantagem para apenas 1,1s no primeiro estágio. Foi então que os seis campeões mundiais produziram o tipo de performance que apenas eles são capazes. Eles avançaram ao longo dos 18,06 quilômetros de Lircay, o estágio mais estreito do rali, para conquistar sua vitória no segundo estágio do fim de semana, 4,2s à frente do terceiro colocado. A equipe francesa conseguiu manter a diferença até o final, terminando em segundo lugar. Assim, garantindo seu quinto pódio em seis rodadas, após as vitórias em Monte Carlo e no México, o segundo lugar na Córsega e o terceiro na Argentina.
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia também coletaram quatro pontos de bônus no Power Stage, o que significa que eles voltam para a Europa com uma vantagem de dez pontos na classificação do campeonato. Este sexto pódio em tantas rodadas nesta temporada, combinado com a sexta posição do Lappi-Ferm, também significa que o Citroën Total World Rally Team permanece em segundo lugar na classificação dos fabricantes.
Em etapas nas seções arborizadas, deixadas úmidas pela chuva antes do início, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia imediatamente se posicionaram em segundo lugar no primeiro dia. E, embora a manhã do dia dois tenha sido mais difícil, eles conseguiram – em conjunto com a equipe – responder perfeitamente no circuito da tarde, conquistando uma vitória no estágio e um terceiro melhor tempo a caminho de dobrar sua vantagem sobre o terceiro colocado
Depois de um começo cauteloso e focado na corrida, Esapekka Lappi e Janne Ferm fecharam a apenas 10.3s do quinto lugar, com o terceiro melhor tempo na última etapa do domingo. Eles confirmaram sua crescente confiança e melhoraram a forma, conseguindo um quinto e um quarto melhor tempo. Suas divisões no Power Stage também foram muito promissoras até que um pequeno erro frustrou suas esperanças de pontos de bônus. Eles, no entanto, terminaram em sexto lugar no geral. Eles podem tirar proveito de um resultado encorajador, que eles esperam construir, para que possam começar a fase de Portugal na melhor forma.
Envolvidos em uma disputa acirrada pela vitória na WRC2 Pro até que um pequeno problema de freio lhes custou tempo no circuito da manhã de sábado, Mads Ostberg e Torstein Eriksen tiveram que se contentar com o segundo lugar no final. Os noruegueses, no entanto, reivindicaram doze vitórias em um total de dezesseis, demonstrando a competitividade do C3 R5 mais uma vez.
O QUE ELES DISSERAM…
Sébastien Ogier, piloto Citroën Total WRT
“Este pódio confirma ainda mais o nosso bom início de temporada. Temos sido muito consistentes e os pontos são bons para o campeonato. Não foi um final de semana fácil, no entanto, as coisas tomaram A direção certa após o serviço de meia-perna de sábado. Nós tiramos o melhor proveito do C3 WRC mais uma vez. Agora precisamos desenvolver o carro ainda mais para que possamos ser mais competitivos em situações de baixa aderência”.
Esapekka Lappi, piloto Citroën Total WRT
“Tivemos um começo difícil, mas conseguimos progredir pouco a pouco. Nós também conseguimos melhorar a configuração do C3 WRC com a equipe e nosso ritmo começou a ser bastante decente no domingo. Eu realmente espero que possamos continuar assim em nossos próximos testes. De qualquer forma, acabou sendo um fim de semana positivo em termos de confiança”.
DUAS PERGUNTAS PARA PIERRE BUDAR, DIRETOR DA EQUIPE CITROËN RACING
Qual é a sua avaliação desta sexta rodada?
Claramente, foi um fim de semana positivo, com o bom segundo lugar garantido por Sébastien e Julien. Eles produziram outra performance de ataque, nesses estágios totalmente novos, que precisavam de um tempo para se acostumar. Sua perseverança foi recompensada com um bom resultado que os faz voltar ao topo da classificação. A outra causa de satisfação é a sensação que Esapekka e Janne encontraram novamente. Eles montaram um desempenho inteligente e maduro para terminar a corrida, depois de gradualmente construir seu ritmo. Isso certamente é bom para o resto do ano, especialmente quando começamos uma série de eventos que eles conhecem melhor. Acho que também mostramos que fomos capazes de reagir e introduzir algumas pequenas atualizações, que funcionaram, na janela bastante estreita disponível entre a Argentina e o Chile. Tendo dito isso, estamos plenamente conscientes de que essas mudanças não são suficientes para lutar com as tripulações mais rápidas em todas as condições, e vamos intensificar nossos esforços para continuar melhorando.
O que você achou desta primeira edição do Rally do Chile no WRC?
Eu acho que o evento foi uma adição bem-sucedida ao campeonato! Tendo dirigido nos estágios, tenho que dizer que eles são muito atraentes. As estradas são rápidas, ondulantes, mas também muito variadas. Também fomos muito bem recebidos pelos fãs locais. Eles eram especialmente barulhentos e entusiasmados no início cerimonial e no final, mas também estavam em grande número nos palcos e no parque de serviço.
DESTAQUES DO FIM DE SEMANA
Ao terminar o 4,2s à frente e garantindo o segundo lugar na manhã de domingo em Lircay (SS14), o estágio mais estreito do rali, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia mostraram mais uma vez a habilidade de tomar notas de ritmo incrivelmente preciso, assim como seu talento para acelerar no momento certo. O motorista número 1 C3 WRC explicou:
“Obviamente, com Julien, damos tudo de nós em todas as fases, isso é óbvio. Embora nem sempre consigamos competir com as equipes mais rápidas em estágios técnicos e em condições de baixa aderência, eu sabia que SS14 e SS15 eram o tipo de estágio que melhor se adequava a nós. Eles foram rápidos – na verdade, as velocidades médias estavam acima de 100 km / h pela primeira vez neste fim de semana – e sabemos que o C3 WRC tem um bom desempenho em condições como essa, então não poderíamos nos dar ao luxo de perder esta oportunidade! Especialmente porque nós tínhamos acabado de cair quatro segundos no estágio de abertura do dia. Tivemos que reagir e foi exatamente isso que fizemos”.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DA ETAPA
- Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) 3: 15: 53.8
- Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) +23.1
- Loeb / Elena (Hyundai i20 WRC) +30,2
- Evans / Martin (Ford Fiesta WRC) +1: 36,7
- Suninen / Salminen (Ford Fiesta WRC) +3: 15.6
- Lappi / Ferm (Citroën C3 WRC) +3: 45.4
- Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) +4: 39,0
- Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) + 7: 33.4
- Rovanperä / Halttunen (Skoda Fabia R5) + 7: 52,5
- Østberg / Eriksen (Citroën C3 R5) +8: 16.1
CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS
- Sébastien Ogier – 122 pontos
- Ott Tänak – 112 pontos
- Thierry Neuville – 110 pontos
- Kris Meeke – 59 pontos
- Elfyn Evans – 55 pontos
- Sébastien Loeb – 39 pontos
- Andreas Mikkelsen – 36 pontos
- Esapekka Lappi – 34 pontos
- Jari-Matti Latvala – 32 pontos
- Teemu Suninen – 30 pontos
CAMPEONATO MUNDIAL DAS MONTADORAS
- Hyundai WRT – 178 pontos
- Toyota Gazoo Racing – 149 pontos
- Citroën Total WRT – 143 pontos
- M-Sport Ford WRT – 100 pontos
INFORMAÇÃO DE MÍDIA
FOTOS ISENTAS DE DIREITOS AUTORAIS
media.citroenracing.com Crédito da foto: © @World
www.redbullcontentpool.com
VÍDEOS DE MELHORES MOMENTOS
Instagram: @CitroenRacing
YouTube: youtube.com/user/citroenwrt
CITROËN DO BRASIL | RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
Marcus BRIER – Tel.: +55 11 2536-3391 – marcus.brier@mpsa.com
Giselli CARDOSO – Tel.: +55 11 2536-3269 – giselli.cardoso@mpsa.com
Luís DE MAGALHÃES – Tel.: +55 11 2536-5093 – luis.magalhaes@ext.mpsa.com
SITE DE IMPRENSA: http://br-media.citroen.com/pt-br