No ano da GS, três equipes da América Latina competem no BMW Motorrad International GS Trophy 2024

2024 é o "Ano da GS": com uma renovação de grande parte da linha GS, começando com o lançamento da BMW R 1300 GS no final do ano passado +++ 3 equipes da América Latina participam do BMW Motorrad International GS Trophy, na Namíbia

A família “GS” da BMW Motorrad celebrou um ano repleto de lançamentos e renovação da sua linha de produtos. O “Ano da GS” começou no final de 2023 com a apresentação da BMW R 1300 GS e encerrará em 2024 com o lançamento da BMW R 1300 GS Adventure.

Além dessas motocicletas, que apresentam o motor boxer mais potente da história da BMW, com 1.300 cc e 145cv, tornando-o mais compacto, leve e eficiente, a marca lançou no mercado os modelos BMW F 800 GS, F 900 GS e F 900 GS Adventure, renovando completamente a oferta de produtos da BMW Motorrad no segmento médio.

Durante o BMW Motorrad International GS Trophy, os competidores enfrentarão diferentes provas a bordo de uma BMW R 1300 GS. Além disso, os marshals da competição utilizarão o modelo BMW F 900 GS.

Três equipes representarão a América Latina no BMW Motorrad GS Trophy 2024

O BMW Motorrad International GS Trophy é uma competição que celebra o espírito dos lendários modelos BMW Motorrad GS, com o objetivo de reunir os motociclistas e seguidores mais apaixonados da marca. Este ano, a competição será realizada na Namíbia, na África, onde 22 equipes de todo o mundo (6 equipes femininas e 16 masculinas) buscarão a vitória. De 15 a 20 de setembro, os motociclistas enfrentarão diferentes desafios através do deserto, leitos de rios e outras paisagens que colocarão à prova seu “Espírito GS” e companheirismo.

Após os eventos de qualificação realizados em novembro de 2023, foram formadas três equipes na categoria masculina para representar a América Latina na competição mundial. As equipes vêm do Brasil, México e da região da América Latina, sendo cada uma composta por três participantes.

Da mesma forma, na categoria feminina, duas representantes do México, Brasil e da América do Sul, respectivamente, avançaram para a sessão de qualificação feminina que ocorreu na Espanha em janeiro de 2024, onde concluíram sua participação.

Pelo Brasil, os representantes que competem no BMW Motorrad International GS Trophy são:

• Fernando Dias
No. 103
Idade: 31
Local de origem: Pirapora de Bom de Jesus, São Paulo, Brasil
Ocupação: Personal Trainer
Por que a BMW GS?: Motivado por amigos que conheciam meu amor por motos de trail grandes e condução off-road, eles me inspiraram a explorar a competição de GS.

• Igor Rezende
No. 101
Idade: 33 anos
Local de origem: Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil
Ocupação: Engenheiro Mecânico
Por que a BMW GS?: Fiquei atraído pela versatilidade da BMW GS, que me permite fazer uma transição suave da estrada para a aventura off-road com uma única moto.

• Tomás André dos Santos
No. 102
Idade: 35
Local de origem: Itapema, Santa Catarina, Brasil
Ocupação: Corretor de Imóveis
Por que a BMW GS?: Um amigo da família me introduziu no mundo das motos de trail grandes, o que despertou minha paixão pela aventura sobre duas rodas.

A equipe do México é composta por:

• Juan Carlos Velazco
No. 111
Idade: 30
Origem: Cidade do México, México
Ocupação: Mecânico de Motocicletas
Por que a BMW GS?: Em 2017, montei uma R 1200 GS pela primeira vez e ela conquistou meu coração. Decidido a ter uma, trabalhei incansavelmente para que isso se tornasse realidade.

• Francisco Javier López
No. 112
Idade: 35
Origem: Cidade do México, México
Ocupação: Empresário
Por que a BMW GS?: Fui atraído pela BMW Motorrad devido à sua qualidade e ao estilo de vida que promove. O modelo GS chamou minha atenção por suas capacidades excepcionais tanto em asfalto quanto em terreno off-road.

• Juan Pablo Isaac
No. 113
Idade: 31
Origem: Mérida, México
Ocupação: Empresário
Por que a BMW GS?: Crescendo na moto de meu pai, uma R60 de 1955, tive minha primeira aventura GS em Chiapas aos 16 anos, e a GS tem sido um elemento fundamental em nossa família desde então.

Enquanto a equipe da América Latina é composta por:

• Valdor Warkentin (Paraguai)
No. 121
Idade: 39
Origem: Loma Plata, Paraguai
Ocupação: Veterinário e Agricultor
Por que a BMW GS?: Depois de comprar uma F800R em 2015, percebi rapidamente meu amor pela condução off-road. Passei para minha primeira R 1200 GSA em 2018, mergulhando profundamente no mundo da GS.

• Tomás Harrison (Chile)
No. 122
Idade: 44
Origem: Santiago, Chile
Ocupação: Engenheiro Civil
Por que a BMW GS?: Inspirado pelo sonho de longas viagens de motocicleta, comprei minha primeira BMW, uma R1100GS, em 2006. Minha paixão me levou a viagens globais e a um profundo amor pelos modelos GS.

• Mathias Eulerich (Paraguai)
No. 123
Idade: 24
Origem: Assunção, Paraguai
Ocupação: Empresário
Por que a BMW GS?: Ensinado por meu pai desde cedo, a primeira moto que pilotei foi uma GS 650 de 1999, e me apaixonei desde então.

Modelos da BMW Motorrad que protagonizam a competição:

Lançada no último trimestre de 2023, a BMW R 1300 GS acompanhará os competidores durante o GS Trophy 2024. Esta motocicleta é uma referência para o desenvolvimento de tecnologia nos próximos anos. Ela retorna às origens da família GS da BMW Motorrad com o motor boxer mais potente da história, com 1300cc.

A BMW R 1300 GS faz homenagem ao primeiro modelo GS: a R 80 G/S. Apresenta uma redução de peso considerável (12 kg a menos em relação ao modelo anterior), tornando-a ágil e manobrável em qualquer terreno.

Por outro lado, os marshals da competição irão a bordo do modelo F 900 GS, uma motocicleta totalmente nova dentro da oferta de produtos do segmento médio da BMW Motorrad. É um novo padrão para o segmento, inclinando a balança de sua característica de dupla finalidade para o off-road, graças ao seu motor de 895cc, design esguio e uma redução de peso de 14 kg.

Para ler o material original, em espanhol, clique aqui.

 Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

Sobre o BMW Group América Latina

O BMW Group é líder em produtos e serviços de tecnologias de mobilidade individual Premium na América Latina, onde comercializa suas três marcas: BMW, MINI e BMW Motorrad. A BMW é a marca automotiva Premium favorita na América Latina, com mais de um em cada três veículos vendidos na região. Em 2023, a marca comercializou 41.284* unidades. A MINI vendeu 7.250* unidades no mesmo período. A BMW Motorrad comercializou 26.378* motocicletas na região, estabelecendo um recorde de vendas. A BMW é a marca Premium mais vendida no Brasil, México e Mercados Importadores. A BMW Motorrad também alcançou recordes de vendas e agora conta com 3 dos 15 principais mercados globais na América Latina: Brasil, México e Mercados Importadores. Com a eletrificação como um dos pilares do Grupo, cerca de 25% das vendas do BMW Group na América Latina são de veículos elétricos ou híbridos plug-in. O BMW Group entregou cerca de 45 mil equipamentos de carga pessoais ou corporativos na região.

O Grupo conta com 4.700 colaboradores na região da América Latina. Seus escritórios de vendas estão localizados na Argentina, Brasil e México (onde se encontra o escritório regional). As plantas de produção do BMW Group na região estão localizadas no Brasil e no México. O Brasil possui duas plantas: uma em Araquari – Santa Catarina, com foco na produção de automóveis; e a outra em Manaus – Amazonas, que é a primeira instalação a fabricar motocicletas fora da Alemanha. No México, foi anunciado em julho de 2014 um investimento de 1 bilhão de dólares para a construção e operação de uma planta do BMW Group em San Luis Potosí. Este local de produção iniciou suas operações em 2019 com a produção do BMW Série 3; em 2021, a operação foi ampliada para incluir a fabricação do BMW Série 2 Coupé e, em 2022, do BMW M2, ambos exportados para todo o mundo. A partir de 2027, a planta de San Luis Potosí incorporará a produção de veículos elétricos e baterias com um investimento de 800 milhões de dólares.

Informação adicional: o Brasil tem uma equipe de engenharia para apoiar desenvolvimentos globais, para além dos desafios na região e organização de apoio ao cliente, que oferece atendimento aos consumidores.

*Dados atualizados até março de 2024 referentes ao fechamento do ano de 2023.

Para mais informações, por favor entre em contato

Agência Regional de Relações Públicas – INK PR

Equipe INK PR – BMW Group América Latina                  BMWGroupLatAm@inkpr.com.mx

 BMW Group Planta San Luis Potosí (México) – Agência de Relações Públicas INK PR

Equipe INK PR – BMW Group Planta SLP                  plantabmwslp@inkpr.com.mx

BMW Group Brasil – Agência de Relações Públicas JeffreyGroup

Equipe JeffreyGroup – BMW Group Brasil                  grupobmw@jeffreygroup.com

 BMW Group PressClub

www.press.bmwgroup.com/mx.html

www.press.bmwgroup.com/latin-america-caribbean?language=es

www.press.bmwgroup.com/argentina/
www.press.bmwgroup.com/brazil/

manchete