SÃO PAULO – Imprensa NISSAN – A Nissan apresentou no 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o Xmotion Concept, uma viagem exploratória ao mundo do design que resulta em um revolucionário SUV, baseado no longo currículo da marca no segmento de utilitários esportivos e crossovers de ponta.
Apresentado pela primeira vez na edição deste ano do Salão de Detroit, nos EUA, o Xmotion Concept (pronuncia-se “cross motion”, em inglês) faz sua estreia na América Latina. O conceito acomoda seis passageiros em três fileiras de bancos. A ideia do design da Nissan com o modelo foi fundir a cultura e a arte tradicional japonesa, a praticidade do estilo ocidental e a nova geração das tecnologias da Nissan Intelligent Mobility.
“Com o Xmotion concept, nos inspiramos na estética e na arte japonesa, que vem sendo transmitida de geração para geração, para criar uma impressão visual atemporal”, comentou Alfonso Albaisa, vice-presidente mundial sênior de design global da Nissan. “Ao mesmo tempo, fizemos com que ele atendesse às necessidades dos motoristas de um futuro próximo, em que os crossovers serão autônomos e conectados”.
Revelando o futuro do design da Nissan, o estilo atraente do Xmotion Concept apresenta um aspecto imponente e dinâmico, cuja beleza escultural sutil inclui detalhes exclusivos em forma de U e uma ousada evolução da grade V-motion, que caracteriza a assinatura dos modelos da Nissan.
O visual minimalista do Xmotion Concept contrasta com o desenho das rodas robustas e dos pneus projetados para todo tipo de terreno. Assim como o restante do veículo, as rodas com design inspirado em ferramentas mecânicas e os pneus se apresentam como um único elemento, com a banda de rodagem fisicamente laminada sobre as rodas de liga de alumínio de 21 polegadas. Outros itens do design externo incluem uma “caixa de teto” retrátil e os exclusivos faróis traseiros inspirados na arte japonesa de trabalho em madeira.
Graças à grande distância entre eixos, já que as rodas e pneus foram posicionados nas extremidades da carroceria, o Xmotion Concept permitiu a criação de um layout renovado para acomodar os passageiros, com configuração do tipo 4+2. Com três fileiras de bancos individuais posicionados lado a lado, o layout foi projetado para oferecer o espaço perfeito para acomodar um jovem casal, outro casal e duas crianças ou animais de estimação na terceira fileira.
O design interno todo trabalhado lembra uma paisagem japonesa, prestando uma homenagem às raízes da marca, ao mesmo tempo em que incorpora avançadas interfaces gráficas e tecnologias de condução autônoma.
Do lado de dentro, o assoalho apresenta a imagem de um rio, enquanto que o console central faz as vezes de ponte. Parte central do design interno, o console foi produzido por meio da técnica tradicional de arquitetura japonesa conhecida como kanawa tsugi, um tipo de carpintaria utilizada na construção de templos e santuários religiosos.
Já o design do painel de instrumentos é uma interpretação moderna da técnica tradicional de trabalho em madeira chamada de kigumi. A estrutura feita por meio desta técnica no painel e no console do Xmotion Concept lembra uma estrutura óssea robusta, transmitindo uma sensação de proteção e força.
Internamente, o Xmotion Concept também inclui um total de 7 displays digitais. Além das três telas principais, displays localizados à esquerda e à direita se estendem pela largura do painel de instrumentos. Foi instalado, ainda, um “espelho digital de ambiente” no teto e um display no console central.
Os displays e o sistema de infotainment podem ser controlados por gestos e movimentos oculares. Com controles intuitivos e acesso por comando de voz, o sistema permite que o condutor se concentre apenas na direção, oferecendo acesso a uma série de informações de forma inteligente, fácil e segura.
“Queríamos que o Xmotion Concept fosse um SUV altamente funcional para um uso no dia-a-dia, mas também para levar seus proprietários e amigos a um passeio a uma área de recreação ou parque, em um piscar de olhos”, disse Albaisa. “Combinando estilo e tecnologia, este conceito cumpre a missão da Nissan de mover as pessoas para um mundo melhor”.
“No Xmotion Concept, exploramos o lado mais robusto e poderoso da Nissan Intelligent Mobility. As formas e proporções robustas e poderosas são contrastantes com aspectos do artesanato japonês tradicional, estudados de perto, e expressados de forma contemporânea”, complementa Albaisa. “A combinação entre a inspiração ocidental e oriental do exterior se estende para dentro do Xmotion, onde a conectividade avançada e as tecnologias autônomas se misturam com arte digital moderna japonesa e seu artesanato tradicional. Numa rápida olhada, o Xmotion pode parecer ter uma mínima linguagem de design, mas um olhar mais atento revela camadas de detalhes que tornam este conceito excepcional”, conclui.
# # #
Contatos |
|
Alexandre Carvalho Especialista de Comunicação — Produto +55 11 4504-3214 alexandre.carvalho@nissan.com.br |
|
Mila Poli Gerente de Comunicação Corporativa +55 21 2134-9009 mila.poli@nissan.com.br |
|
Rogério Louro Diretor de Comunicação Corporativa +55 21 2134-921 rogerio.louro@nissan.com.br |