TÓQUIO, Japão – As empresas Nissan, Continental, Ericsson, NTT DOCOMO, OKI e Qualcomm Technologies (subsidiária da Qualcomm Inc), anunciaram uma parceria para realizar neste ano, no Japão, os primeiros testes do sistema C-V2X, tecnologia conhecida como Veículo para Tudo (Vehicle-to-Everything).
Os testes visam demonstrar a melhor cobertura, confiabilidade e latência (tempo necessário para que um pacote de dados vá de um ponto a outro) das comunicações diretas da tecnologia C-V2X realizadas via frequência de 5 GHz. Além disso, os testes do sistema C-V2X também buscam evidenciar os benefícios adicionais do uso de comunicações baseadas em rede utilizando o sistema LTE-A – LTE avançado (Long term Evolution- sistema que visa aumentar a velocidade da internet)
Os resultados dos testes contribuirão para o desenvolvimento do ecossistema, fornecendo dados para todos os envolvidos, principalmente órgãos governamentais e instituições associadas às tecnologias da informação, que estão se preparando para o veículo conectado do futuro e a transição evolucionária do setor para o sistema 5G New Radio (NR), o novo padrão global para celulares segundo a organização tecnológica 3GPP (3rd Generation Partnership Project).
Funcionando como complemento a outros sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), tais como câmeras, radares e LIDAR (sensoriamento remoto por leaser), a tecnologia C-V2X proporciona maior alcance e armazenagem em nuvem, melhorando a capacidade de um veículo para ver, ouvir e se comunicar no trânsito, mesmo em cruzamentos onde a visibilidade é precária.
Atualmente considerado o estado da arte da comunicação celular, o sistema via rádio C-V2X está sendo validado para aplicação global, alavancando o uso de protocolos desenvolvidos pela indústria automotiva durante anos de pesquisa, como base para novos usos de tecnologia avançada de conectividade. As comunicações diretas do tipo C-V2X proporcionam maior alcance e confiabilidade sem a necessidade de cobertura ou assistência da rede celular.
Trabalhos de preparação estão sendo realizados para que os primeiros testes sejam iniciados em 2018, com foco em tecnologias de comunicação direta do tipo V2V, V2I e V2P (veículo para veículo, veículo para infraestrutura, veículo para pedestre), bem como para funcionamento em redes celulares de longa distância do tipo V2N (veículo para rede), com acesso em nuvem.
Para os testes em campo, a Continental vai utilizar a tecnologia Qualcomm® C-V2X Reference Design, (com o chipset Qualcomm® 9150 C-V2X), que permite o uso do Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS) para criar sistemas veiculares conectados e integrá-los aos veículos Nissan.
A Nissan, por sua vez, vai selecionar os casos de uso para o sistema V2X e desenvolver cenários de teste com indicadores-chave de performance (KPIs) para validar a tecnologia C-V2X.
Uma das líderes da área de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), a OKI vai oferecer sua expertise em infraestruturas e aplicações para unidades de acostamento (roadside unit – RSU), para demonstrar que a tecnologia V2I é viável para aplicações de tráfego avançado, integrando o chipset Qualcomm® 9150 C-V2X em sua RSU.
Do setor de tecnologia e serviços de telecomunicações, a Ericsson vai participar das discussões de casos de uso de V2N considerando uma combinação de tecnologias de rede LTE-A e comunicação direta. Já a NTT DOCOMO fornecerá a rede LTE-A e aplicativos V2N para evidenciar os benefícios do uso complementar de comunicações baseadas em rede para uma série de casos de uso veicular avançado, com foco em segurança e informação.
“Conectar veículos é a prioridade número 1 em nossa agenda. Com mais de 20 anos de competência no desenvolvimento de telemática, mais de 30 milhões de unidades fornecidas e anos de desenvolvimento de tecnologias de segurança do tipo V2V, que culminaram na disponibilização deste tipo de sistema de comunicação, estamos prontos para explorar totalmente o potencial da conectividade celular e fornecer funcionalidades veiculares avançadas. Junto com a Nissan, queremos mostrar que, para acelerar o desenvolvimento da tecnologia V2X celular, as parcerias entre fornecedores de componentes automotivos, fabricantes de automóveis, operadores de telefonia, empresas de infraestrutura e fabricantes de chipsets são extremamente importantes”, comentou Lars Schultheiss, vice-presidente e executivo responsável pela unidade de Negócios de Infotainment & Conectividade da Continental, no Japão.
“Com tecnologia e ecossistema comuns, o C-V2X é uma solução única que oferece tanto comunicação direta como baseada em rede para aplicações do tipo V2X. Com a comunicação baseada em rede, é possível oferecer serviços de eficiência e segurança viária, por meio do uso da penetração e cobertura de modems celulares e smartphones existentes. Esta solução também permite conectividade a vários serviços baseados em nuvem, oferecendo uma série de aplicações e serviços que agregam valor. A presença de todos os stakeholders nestes testes demonstra a força da solução completa, tanto em termos de conectividade como na oferta de diferentes aplicações. A Ericsson está contribuindo com sua liderança em 4G, 5G via rádio e expertise em redes, para aprimorar nosso entendimento do ecossistema da internet das coisas (IoT)”, disse Erik Ekudden, diretor-chefe de Tecnologia na Ericsson.
“É um prazer ter a oportunidade de participar deste teste do C-V2X; esperamos que esta nova tecnologia de comunicação nos ajude a oferecer novas soluções de segurança e conforto”, comentou Tetsuo Sasaki, Gerente Geral do departamento de Engenharia de Serviços e Veículos Conectados na Nissan. “Com os dados disponibilizados por este teste em condições reais, teremos a chance de acelerar nosso desenvolvimento para oferecer novos serviços assim que a tecnologia 5G estiver disponível”.
“Este projeto colaborativo reúne o conhecimento inestimável e a experiência de líderes mundiais dos setores automotivo e de telecomunicações. É fundamental que todas as partes definam seus papéis na era do veículo conectado para aumentar o conforto e a segurança no trânsito. Nós da NTT DOCOMO temos certeza que nossa experiência em sistemas de telecomunicações será indispensável para maximizar o valor agregado da tecnologia C-V2X. Este projeto claramente abrirá caminho para os veículos conectados e o sistema viário do futuro, materializando o poder da tecnologia C-V2X”, comentou Hiroshi Nakamura, diretor-chefe de Tecnologia na NTT DOCOMO.
“Com a expansão do uso de veículos conectados pela sociedade, as funcionalidades da infraestrutura de rede para a tecnologia V2X precisam ser muito mais inteligentes. A OKI tem um forte know-how na implementação de infraestruturas de sistemas de inteligência de transportes (ITS). Por isso, esperamos atingir grandes resultados por meio deste teste com foco na aplicabilidade da tecnologia V2X para sistemas ITS, para promover uma evolução para a tecnologia 5G em conjunto com outras empresas parceiras”, disse Yukio Kato, gerente geral da Divisão de Soluções de Infraestruturas Sociais da unidade de negócios ICT na OKI.
“Temos o prazer de trabalhar com este grupo dinâmico de empresas de vanguarda, anunciando os primeiros testes da tecnologia C-V2X no Japão para demonstrar o seu potencial. Graças à comunicação direta, o C-V2X desempenha um papel fundamental para promover mais segurança por meio de sistemas de assistência ao motorista. Este teste no Japão é uma importante etapa na implementação global da tecnologia C-V2X, que deverá ser vista nos modelos produzidos em série até 2020”, informou Nakul Duggal, vice-presidente de Gestão de Produto da Qualcomm Technologies, Inc.
*3GPP é uma organização tecnológica do ramo de telecomunicações que visa padronizar a criação, envio e reprodução de arquivos multimídia (vídeos) em telefones celulares e outros aparelhos wireless GSM.
Sobre a Nissan Motor Co.
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, INFINITI e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. No Ano Fiscal 2017, a companhia iniciou o “Nissan M.O.V.E. to 2022”, um plano de seis anos com o objetivo de aumentar em 30% os lucros anuais, para 16,5 trilhões de ienes no fim do Ano Fiscal de 2022, juntamente com uma margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Como parte do “Nissan M.O.V.E. to 2022”, a empresa planeja ampliar sua liderança em veículos elétricos, simbolizada pelo veículo elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors. A Renault-Nissan-Mitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de quase 10 milhões de unidades por ano.
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Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.
Imprensa Nissan