RIO DE JANEIRO – “Pessoas” e “movimento”: essas foram as principais inspirações para a pintura “mais nipônica” do Nissan Kicks em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa. O projeto vencedor vem do Rio de Janeiro, de Daniel Ferreira Junqueira, estudante de design da Pontifícia Universidade Católica. Inspirado nos kanjis, o conceito de Daniel será reproduzido num Nissan Kicks real.
“O projeto traduz movimento e remete às ondas do mar que representam a longa trajetória que os imigrantes japoneses tiveram que enfrentar para chegar ao Brasil. As cores fortes escolhidas, o vermelho e o laranja, refletem emoção e lembram a cultura japonesa. O degradê suave ganha um toque moderno com a transição de cores, representando a experiência rumo a uma nova cultura: uma combinação que tem tudo a ver com o Nissan Kicks, um carro moderno que traz em sua essência a tradição, com a qualidade e a inovação japonesas”, comentou John Sahs, chefe do Estúdio Satélite de Design da Nissan no Brasil.
O estudante carioca, de 25 anos, explicou a origem do projeto: “A arte japonesa é muito expressiva, principalmente a pintura tradicional. O conceito nasceu quando vi os kanjis feitos a mão, e quando descobri que os de imigração significavam ‘pessoas’ e ‘movimento’. Naquele momento, sabia que seguiria nessa linha e comecei os sketches. Achei que o resultado ficou bem elegante e condizente com tudo o que pensei”, avaliou Daniel.
A Comissão Julgadora, formada por membros do Estúdio de Design da Nissan no Brasil e das áreas de Comunicação Corporativa e Marketing, recebeu projetos de universitários dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde estão a fábrica e escritórios da empresa no país. Para o chefe de design, o concurso acadêmico faz parte disso.
“É importante a Nissan estar presente também no universo acadêmico. Iniciativas como o nosso concurso incentivam o desenvolvimento dos estudantes, além de contribuir para que eles comecem a pensar em seus desenhos de uma maneira profissional e ainda mais competitiva, voltada ao mercado real”, disse John Sahs.
Daniel ressaltou a importância do concurso, que “sai do âmbito acadêmico e coloca um projeto meu no mundo, colocando meu nome ao lado de uma grande marca como a Nissan. Além disso, achei a proposta muito original. Projetar algo para um carro foge da rotina do designer gráfico, e a chance de ver o desenho ser concretizado num Nissan Kicks real me chamou a atenção”, contou o estudante.
O Nissan Kicks desenhado por Daniel poderá ser visto pelo público geral em breve. A pintura será reproduzida em um showcar que será exibido no estande da Nissan no Festival do Japão, em julho.
# # #
Contatos:
Michael Figueredo
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9210
michael.figueredo@nissan.com.br
Ana Genaro
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br
Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
Nissan do Brasil
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br