SANTIAGO, Chile – A Nissan e.dams chega nesta semana à América do Sul para a terceira prova do Campeonato ABB FIA de Fórmula E e se prepara para competir no novíssimo circuito do Parque O’Higgins, em Santiago.
É a segunda vez que o campeonato de rua 100% elétrico visita a capital chilena. Neste ano, a corrida será realizada em um novo circuito de 2,4 km, organizado em um parque urbano de 185 acres.
A Nissan é a mais nova montadora a fazer parte do campeonato, que é disputado em 12 cidades por todo o mundo, totalizando 13 provas. A Nissan está utilizando a Fórmula E para demonstrar o lado da performance da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da marca para mudar a forma como os carros são conduzidos, propulsionados e integrados à sociedade.
A Nissan é líder mundial em vendas de veículos elétricos, tendo lançado uma série de inovações nos últimos meses. A estreia do carro de Fórmula E da marca coincidiu com a revelação do conceito de corrida Nissan LEAF RC, bem como de uma versão atualizada do Nissan LEAF e+. Na semana passada, o Nissan IMs, um conceito elétrico de “sedã esportivo elevado”, foi lançado no Salão do Automóvel de Detroit – NAIAS.
A Nissan tem o compromisso de trazer a eletrificação para a América Latina. A empresa lançou o novo LEAF na região em 2018. O veículo 100% elétrico estreou na região no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, e no Salão do Automóvel de Bogotá. Atualmente, o Nissan LEAF está disponível exclusivamente por meio do programa de pré-venda no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.
A equipe Nissan e.dams impressionou nas duas corridas realizadas na atual quinta temporada do campeonato de Fórmula E. O ex-campeão da categoria Sébastien Buemi obteve as melhores performances nas qualificações, tendo largado em terceiro e quarto nas duas primeiras rodadas.
Seu companheiro de equipe Oliver Rowland foi o novato que obteve a melhor performance na prova de abertura da temporada, passando da décima quarta posição no grid para um final de prova ocupando a sétima posição.
Buemi não teve muita sorte no Marrocos, na última prova da categoria, pois foi forçado a desviar de um carro que estava girando na pista logo após a primeira curva. Com isso, o piloto caiu da 3ª para a 13ª posição na volta de abertura, mas conseguiu terminar em oitavo lugar. Na luta para recuperar sua posição, ele registrou a segunda volta mais rápida da corrida.
“Apesar de termos um bom ritmo, não tivemos sorte em Marrakesh,” comentou Michael Carcamo, diretor mundial de esportes a motor na Nissan. “Todos na equipe Nissan e.dams querem transformar este ritmo em resultados no Chile”.
“Quando ingressamos no campeonato, sabíamos que o nível da competição seria bastante intenso. Nosso ritmo estava forte e, se não fosse pelo evento dramático ocorrido na primeira volta, teríamos subido ao pódio em Marrakesh”.
“Para nós, cada volta é um processo de aprendizado e vamos fazer de tudo para melhorar ainda mais nosso desempenho no Chile, com nossos sistemas de gestão da energia e a performance geral do carro”.
A Nissan e.dams acumulou importantes milhas de desenvolvimento no teste para novatos da Fórmula E, realizado no domingo após a segunda prova, em Marrakesh. Tanto o piloto reserva Mitsunori Takaboshi como o piloto de simulações Jann Mardenborough participaram do teste.
“Todos na Nissan e.dams, na Nissan e na NISMO têm trabalhado juntos desde a prova de Marrakesh para analisar os dados do fim de semana e assentar nossas bases de trabalho para Santiago”, comentou Jean-Paul Driot, diretor da equipe Nissan e.dams.
“Este é um circuito novíssimo para o campeonato e tanto o Sébastien como o Oliver fizeram várias voltas virtuais para se preparar para o próximo fim de semana. Além disso, o teste para novatos feito por Mitsunori e Jann, na semana passada, nos forneceu ainda mais dados importantes para afinarmos nosso programa de simulações”.
O novo formato da quinta temporada da Fórmula E continua a fazer os fãs de todo o mundo vibrar. O novo conceito de Moto Ataque (Attack Mode) permite que os pilotos tenham a vantagem de usar energia adicional por um breve período durante a prova.
Os fãs também podem ajudar seu piloto favorito a obter um adicional de potência, fazendo uma postagem no Twitter ou no Instagram com as hashtags #FANBOOST e #sebastienbuemi ou #oliverrowland. Em Marrakesh, por exemplo, o Fan Boost ajudou na recuperação de Buemi. Os cinco pilotos que receberem mais votos dos fãs têm direito a um adicional de potência durante 5 segundos para serem utilizados durante a prova.
Os carros darão suas primeiras voltas no circuito às 15h em horário local na sexta-feira, para o treino preparatório do e-Prix de Santiago. No sábado, a ação começa às 8h da manhã e a corrida de 45 minutos mais uma volta está programada para começar às 16h04.
COMENTÁRIOS DOS PILOTOS
Sébastien Buemi
“Estou chegando ao Chile com muita confiança. Apesar de a sorte não ter estado do nosso lado em Marrakesh, nosso carro da Nissan e.dams estava muito rápido”.
“Às vezes o resultado pode estar totalmente fora do nosso controle e o máximo que você pode fazer e se manter focado em melhorar o carro e se preparar da melhor forma possível”.
“Tive uma excelente corrida até o pódio no Chile no ano passado e não vejo a hora de testar o novo circuito”.
“O novo formato da corrida de Fórmula E certamente é emocionante para os fãs. Tivemos algumas corridas para verificar quando e como usar este adicional de potência. É como se fosse uma partida de xadrez em alta velocidade, pois você também tem que levar em conta o que nossos rivais estão fazendo antes de ativar o Modo Ataque”.
Oliver Rowland
“Tem sido fantástico Poder usar o simulador em minha primeira temporada completa do campeonato, pois ele me ajuda a ficar totalmente preparado e pronto para o ataque”.
“Apesar de o formato com corrida e testes em um único dia não dar muito tempo para aprendermos como se comportam os novos circuitos, nesta semana estarão todos competindo em pé de igualdade, pois a pista do Parque O’Higgins será usada pela primeira vez”.
“Tive um excelente ritmo durante as duas sessões de testes em Marrakesh e, agora, minha meta é manter a regularidade durante o dia todo em Santiago. Basicamente, você consegue voar em uma volta com a potência máxima nas qualificações. Largar na frente é muito importante, pois o nível da competição é muito alto”.
“Também não vejo a hora de ver as melhorias que fizemos nesta semana com os dados adicionais que a equipe obteve durante o teste dos novatos”.
A CORRIDA EM NÚMEROS
Bio dos pilotos
Sébastien Buemi – https://www.nismo.com/driver/sebastien-buemi/
Oliver Rowland – https://www.nismo.com/driver/oliver-rowland/
Circuito do ePrix de Santiago
Comprimento: 2.407 km
Voltas: 14 voltas
Programação
Sexta-feira, 25 de janeiro
15h – 15h30: Treino Preparatório
Sábado, 26 de janeiro
08h00 – 08h45: Treino 1
10h15 – 10h45: Treino 2
12h00 – 12h35: Qualificações
12h45 – 13h05: Super Pole
16h04: Corrida (45 min + 1 volta)
Acompanhe pela TV
https://www.fiaformulae.com/en/watch/ways-to-watch
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