Nissan e.dams mantém regularidade, mas fica sem sorte no e-Prix de Marrakesh

MARRAKESH, Marrocos – A Nissan e.dams demonstrou uma forte regularidade, mas sofreu com a falta de sorte na segunda prova do Campeonato ABB FIA de Fórmula E, em Marrakesh.

Sébastien Buemi ficou com o oitavo lugar ao final da prova, mas durante todo o dia o desempenho do piloto suíço indicava que o sucesso estava batendo às portas da primeira montadora japonesa a ingressar na categoria de monopostos elétricos.

A Nissan está usando o Campeonato de Fórmula E para demonstrar o lado da performance da Mobilidade Inteligente da Nissan – a visão da empresa para a forma como os carros são conduzidos, propulsionados e integrados à sociedade.

As performances do piloto da Nissan e.dams nos treinos classificatórios das duas provas realizadas até agora o colocam como o competidor que obteve a melhor performance no campeonato.

Buemi teve o melhor tempo no segundo grupo de qualificações e terminou em segundo na classificação geral, considerando todos os tempos registrados nos treinos classificatórios. Pela segunda prova consecutiva, ele largou na segunda fileira após ter marcado o quarto tempo mais rápido nos tiros de decisão da Super Pole.

Após ter feito uma grande largada pela segunda prova consecutiva, Buemi pulou para o terceiro enquanto corria para a primeira curva, mas encontrou a pista bloqueada pelo carro de Jean-Eric Vergne, que havia sido atingido e acabou rodando. Buemi teve que abrir a curva para evitar o incidente, perdendo dez posições.

Como caiu para a 13ª posição, o piloto da Nissan e.dams teve que brigar para recuperar o oitavo lugar ao cruzar a bandeira quadriculada. Com isso, Buemi conquistou o segundo melhor tempo de volta da corrida.

Companheiro de equipe de Buemi, Oliver Rowland impressionou na parte da manhã, registrando o quarto e o sexto melhor tempo nas duas sessões de treinos. Um pequeno problema e um erro nas classificações o colocaram na 12ª posição no grid para a sua segunda corrida pela equipe.

Mas o piloto do carro número 22 não conseguiu repetir na prova a mesma regularidade obtida na manhã de sábado. Rowland cruzou a linha de chegada em 15º.

“Este não era o resultado que esperávamos após o grande esforço feito nas sessões de treino e qualificações”, comentou o diretor mundial de esportes a motor da Nissan, Michael Carcamo.

“Tivemos um pouco de falta de sorte na primeira curva. Sébastien fez tudo o que podia para evitar o incidente, mas isso nos colocou em uma posição menos favorável. Ele fez um grande trabalho para voltar à pista e marcar pontos e isso certamente demonstrou que ainda estávamos competitivos”.

“Estas corridas de Fórmula E podem ser bastante imprevisíveis, com um tempo muito curto entre os treinos e as corridas – de apenas 45 minutos. Um pequeno deslize na primeira volta pode definir o resultado da sua corrida”.

Após a prova de sábado, a Nissan e.dams voltou à pista ontem para o dia de testes dos novatos da Fórmula E. Mitsunori Takaboshi (piloto oficial de testes e reserva) e Jann Mardenborough (piloto de simulações) participaram defendendo a montadora japonesa.

“Sempre ficamos ansiosos para ver o que Mitsunori e Jann podem fazer nos testes dos novatos. Eles treinam no simulador durante toda a semana e ficam ávidos para correr para valer na pista”, comentou Jean-Paul Driot, diretor da equipe Nissan e.dams.

“Depois da corrida de hoje, estamos com nossa atenção voltada para Santiago. Vamos analisar onde estamos em relação à competição, em termos de regularidade em geral; vamos ver em que áreas podemos melhorar”.

“Nossa preparação é a mesma independentemente de vencer a prova – é imperativo fazer a lição de casa”.

A terceira rodada do campeonato 100% elétrico acontece em Santiago do Chile daqui a duas semanas, no novo circuito de 2,4 km do Parque O’Higgins.

COMENTÁRIOS DOS PILOTOS

Sébastien Buemi
“Ficamos um pouco frustrados hoje, depois de termos conseguido novamente uma boa classificação para a Nissan e.dams. Tínhamos uma perspectiva promissora, mas, infelizmente, na primeira curva os carros da Techeetah e da Virgin colidiram; eu perdi dez posições para evitá-los”.

“Tentei ao máximo recuperar e acabei terminando em oitavo, mas as coisas certamente poderiam ter ido muito melhor hoje”.

“As corridas com o novo carro e o formato da corrida são bem imprevisíveis. Até agora tivemos duas corridas, terminando em sexto e em oitavo. Tivemos a regularidade neste sábado e poderíamos ter conquistado um lugar no pódio, o que não havia acontecido na prova de abertura da temporada”.

“Partimos hoje de forma positiva, pois fomos rápidos, e estou bastante ansioso pela nossa próxima corrida em Santiago”.

Oliver Rowland

“O dia começou bem para mim com o quarto e o sexto melhor tempo nas sessões de treino. Tive um pequeno problema nas qualificações e cometi um pequeno erro, terminando em 12º”.

“Fiz uma boa largada na corrida e estava lá para brigar, mas, infelizmente, não tivemos a regularidade. Temos que ver agora os dados e entender por que foi assim”.

“Foi mais uma excelente experiência de aprendizado para mim, mas é um pouco frustrante quando você sente que colocou em prática o que aprendeu na primeira rodada, mas não consegue chegar ao resultado planejado”.

“Vou trabalhar duro nesta semana para me preparar para Santiago, dedicando horas no simulador da Nissan e treinando pesado. Não vejo a hora de pegar o carro de novo no Chile”.

 

# # #