YOKOHAMA, Japão – A Nissan Motor Co. lançou hoje o plano Nissan Sustainability 2022, para reduzir seu impacto ambiental, fortalecer a inclusão e a diversidade e melhorar a governança, objetivos alinhados ao seu plano de médio prazo, o Nissan M.O.V.E. to 2022.
Esta é a primeira vez que a Nissan anuncia um plano abrangente com foco na sustentabilidade, reunindo todos os aspectos de suas iniciativas ambientais, sociais e de governança em torno de uma estratégia integrada.
O Nissan Sustainability 2022 tem como base o Nissan Green Program – programa ambiental lançado no ano fiscal 2001 que determina a visão de longo prazo da empresa para o ano de 2050 – e permitirá que a companhia se mantenha alinhada para entregar estes objetivos na metade da vigência do plano, além de expandir a cultura interna da empresa para promover a inclusão, diversidade e uma governança mais robusta.
“O Nissan Sustainability 2022 está totalmente alinhado com nossos objetivos de médio prazo para entregar um crescimento sólido e liderar a evolução tecnológica da indústria automotiva”, comentou Hitoshi Kawaguchi, vice-presidente sênior e executivo-chefe de Sustentabilidade da Nissan. “Acreditamos que a mobilidade sustentável ajudará a conquistar uma realidade de zero emissão e zero fatalidade. Nosso plano fará uma importante contribuição neste sentido, graças à otimização de nossos esforços para que nossa empresa abrace a diversidade e a inclusão de forma consistente”.
O plano é organizado em torno de práticas de governança corporativa, social e ambiental (ESG, na sigla em inglês), cujos critérios são normalmente utilizados por investidores que monitoram a criação de valor de uma empresa.
Iniciativas ambientais
A 4ª geração do Nissan Green Program será um elemento-chave no plano de sustentabilidade, para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, dependência de recursos naturais, qualidade do ar e escassez hídrica.
As iniciativas e objetivos-chave incluem:
- Reduzir em 40% as emissões de CO2 dos novos veículos até o ano fiscal 2022, em comparação com os níveis do ano fiscal 2000, em parte por meio da expansão da eletrificação. Líder mundial do segmento de veículos movidos a bateria elétrica, a Nissan pretende comercializar anualmente 1 milhão de veículos 100% elétricos ou com motorização eletrificada até o fim do ano fiscal 2022. A Nissan também vai fomentar o desenvolvimento mundial de sistemas do tipo V2X (vehicle-to-everything, ou do veículo para tudo), para melhorar a gestão da energia;
- Reduzir em 30% as emissões de CO2 das atividades corporativas e de produção até o ano fiscal 2022 em comparação com os níveis do ano fiscal de 2005, em parte graças às iniciativas comandadas por especialistas globais em torno do NESCO (Nissan Energy Saving Collaboration, programa interno com foco na economia de energia);
- Redução de 70% no uso de novos materiais até o ano fiscal de 2022, em parte graças à promoção da economia circular com o reuso e reciclagem de baterias de íons de lítio utilizadas nos veículos elétricos;
- Redução dos COVs (compostos orgânicos voláteis) nos processos de produção automotivos;
- Redução de 21% no consumo de água por unidade na produção mundial até o ano fiscal de 2022, em comparação com o ano fiscal de 2010.
Iniciativas Sociais
Para a Nissan, direção segura e filantropia corporativa têm sido marcas registradas de suas iniciativas sociais há muito tempo. O novo plano de sustentabilidade vai reforçar estes compromissos, além de ter como foco a inclusão e a diversidade.
As iniciativas nessas áreas incluem:
- Definir objetivos fundamentais para zerar o número de fatalidades envolvendo veículos Nissan, principalmente por meio da promoção de uma maior segurança veicular com sistemas autônomos como o ProPILOT, que será oferecido em 20 modelos e em 20 mercados até o fim do ano fiscal 2022;
- Aumento no número de gestoras para 16% do total global e 13% no Japão até 1º de abril de 2023, em parte por meio da oferta de treinamentos sobre diversidade e inclusão em todos os níveis da organização e implementando proativamente políticas de trabalho à distância e jornada flexíveis, apoiando estilos de trabalho diversificados.
Iniciativas de Governança
O Nissan Sustainability 2022 também contempla a melhoria da governança corporativa por meio de sistemas mais robustos de compliance.
A Nissan implementou um sistema de “defesa em três linhas”, para colocar em prática uma gestão e controles mais consistentes da compliance.
Outras ações incluem:
- Mensagens de comunicação interna consistentes com foco em compliance;
- Um sistema de gestão de compliance criado e monitorado por uma equipe dedicada de especialistas;
- Criação da auditoria de controles internos;
- Nomeação de executivos de compliance totalmente dedicados e independentes com atuação regional, para atuarem como principal linha de defesa em cada região;
- Promover oportunidades para que a voz dos colaboradores seja ouvida e as falhas de compliance sejam resolvidas de forma efetiva por meio do sistema SpeakUp de denúncia interna da Nissan; e,
- Adoção de uma governança corporativa formada por um terço de diretores independentes do total do conselho de administração.
Para mais informações sobre o Nissan Sustainability 2022, acesse www.nissan-global.com/EN/CSR/.
Para saber mais sobre o Nissan Green Program, acesse www.nissan-global.com/EN/ENVIRONMENT/GREENPROGRAM/FRAMEWORK/.
# # #
Contatos:
Michael Figueredo
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9210
michael.figueredo@nissan.com.br
Ana Genaro
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br
Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
Nissan do Brasil
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br