- Parceria coincide com desenvolvimento de soluções integradas para geração e armazenagem de eletricidade limpa e sustentável
- Planos de expansão para outros mercados europeus já estão em andamento
- Também está prevista ampliação do atual projeto da Nissan Energy Solar e da parceria com a OKWind
Imprensa Nissan – GENEBRA – A Nissan mostrou mais uma vez que sua liderança para um ecossistema elétrico vai muito além de veículos como o “Simplesmente Fantástico” LEAF.
A marca anunciou uma parceria estratégica com a E.ON, uma das maiores empresas globais de energia, que já mantém parcerias com a Nissan na Dinamarca. A nova iniciativa prevê que a Nissan e a E.ON explorem oportunidades em operações-piloto e na oferta de soluções relacionadas aos serviços vehicle-to-grid, geração de energia renovável e soluções de armazenagem, bem como a integração à rede para clientes de veículos elétricos da Nissan.
Para acelerar ainda mais a eletrificação, ambas as empresas pretendem expandir o programa para outros países europeus, em um futuro próximo.
O projeto – um dos vários por meio dos quais a Nissan tem criado parcerias com algumas das empresas de energia mais inovadoras – aposta no compromisso da Nissan em desenvolver um extenso ecossistema elétrico, tanto para consumidores finais como para empresas.
O foco do projeto tem como base a meta da Nissan de contribuir para uma sociedade mais integrada, com escritórios, escolas, residências, estradas e veículos totalmente interconectados. Tudo isso alimentado por energia limpa e sustentável.
Para isso, a Nissan usa sua tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), um importante componente da Integração Inteligente e que, por sua vez, é um dos três pilares centrais da visão de Mobilidade Inteligente da Nissan.
Paul Willcox, chairman da Nissan Europa, comentou que “A Nissan tem a missão de derrubar as barreiras à mudança para a propulsão elétrica. Esta parceria incrível com a E.ON é mais um passo neste sentido. Nossa meta é que a Nissan seja reconhecida como um parceiro automotivo de referência para serviços de energia, com o objetivo final de fornecer eletricidade gratuita aos nossos clientes de veículos elétricos”.
Segundo Dr. Karsten Wildberger, CEO da E.ON, “A parceria entre a Nissan e a E.ON é motivada pela vontade comum de oferecer aos clientes ainda mais conforto e serviços. Também estamos acelerando o desenvolvimento da mobilidade elétrica no mundo do amanhã, por meio de iniciativas ambiciosas”.
A parceria com a E.ON vai utilizar a infraestrutura V2G e a avançada tecnologia de recarga bidirecional da Nissan. Isso permitirá que os clientes utilizem energia da rede para alimentar seus veículos elétricos. Eles também podem “vender” a energia de volta para a rede, para que outros possam utilizá-la.
Isso pode representar a ausência de custos para o cliente – ou seja, energia gratuita para seus veículos elétricos.
A Nissan desenvolveu vários projetos inovadores para oferecer soluções avançadas de energia, como o Nissan Energy Solar, anunciado em janeiro no Reino Unido. Normalmente, a energia solar é utilizada para alimentar aparelhos eletrodomésticos durante o dia, mas tem uma capacidade limitada de armazenagem de energia.
As residências que contam com uma assinatura do serviço Nissan Energy Solar podem coletar e armazenar energia excedente de seus painéis solares e utilizá-la durante a noite para carregar seu veículo elétrico Nissan. O resultado é uma energia de baixo custo e totalmente renovável para os clientes.
Na França, a Nissan e seu parceiro do setor energético OKWind lançaram uma nova solução para armazenagem de energia para empresas, especificamente adaptada para áreas rurais. Atualmente, o sistema solar da OKWind está reduzindo o custo da eletricidade em 40%. Entretanto, se combinado a um sistema de armazenagem de energia para empresas, pode permitir que agricultores utilizem energia renovável e sejam autossuficientes em até 75% de suas necessidades. O projeto deve ser expandido na França e em outros países.
No Reino Unido, a Nissan também apoia dois projetos V2G de larga escala para clientes pessoa física e frotistas. Os projetos são financiados pela Agência para Veículos de Baixa Emissão (Office for Low Emission Vehicles – OLEV) e a Secretaria Estratégica para Energia Industrial e Comercial (Department for Business Energy and Industrial Strategy – BEIS), em parceria com o a Agência de Fomento à Inovação do país, a Innovate UK.
O projeto prevê a instalação de 2.000 unidades de V2G, para criar uma rede de energia nacional mais limpa e eficiente.
# # #
Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.
Sobre a Nissan Motor Co.
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, INFINITI e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. No Ano Fiscal 2017, a companhia iniciou o “Nissan M.O.V.E. to 2022”, um plano de seis anos com o objetivo de aumentar em 30% os lucros anuais, para 16,5 trilhões de ienes no fim do Ano Fiscal de 2022, juntamente com uma margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Como parte do “Nissan M.O.V.E. to 2022”, a empresa planeja ampliar sua liderança em veículos elétricos, simbolizada pelo veículo elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors. A Renault-Nissan-Mitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de mais de 10,6 milhões de veículos no ano calendário de 2017.
Para obter mais informações sobre nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite nissan-global.com. Você também pode nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver todos os nossos vídeos mais recentes no YouTube.
Contatos:
Michael Figueredo
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9210
michael.figueredo@nissan.com.br
Ana Genaro
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br
Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
Nissan do Brasil
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br