Paula Cichini
BMW Group – Abril é o mês em que a MINI comemora sua chegada ao Brasil. E, neste ano, a marca britânica celebra 9 anos de sua estreia oficial no país. A MINI iniciou suas atividades no Brasil, em 2009, comercializando o MINI Hatch, nas versões Cooper e Cooper S. Hoje o portfólio conta com cinco modelos – Hatch 3 portas, Hatch 5 portas, Cabrio (conversível), Clubman e Countryman – disponibilizados em 12 versões distintas, incluindo a configuração mais potente e esportiva John Cooper Works para os modelos Hatch 3 portas e Countryman ALL4.
As primeiras concessionárias da marca foram inauguradas nas cidades de São Paulo e Curitiba. Atualmente, a rede de concessionários MINI conta com 22 pontos de vendas distribuídos em todo território nacional.
“Estamos muito satisfeitos e motivados com os bons resultados em vendas obtidos pela MINI neste início de 2018. Trata-se de um reflexo natural do esforço e da dedicação empreendidos por nossa equipe e pela rede de concessionários e parceiros. Também não há como negar que a MINI desfruta de um carisma especial dos brasileiros que apreciam a esportividade e o design diferenciado evidenciados pelos modelos da marca”, comemora Julian Mallea, diretor da MINI Brasil, que acumula o expressivo volume de 17.277 veículos vendidos no mercado nacional em 9 anos.
Linha do Tempo: MINI no Brasil
Abril/2009 – MINI estreia oficialmente no Brasil e inicia as vendas do MINI Hatch 3 portas, nas motorizações Cooper e Cooper S;
Junho/2009 – MINI lança o Cabrio, versão conversível de quatro lugares, no Brasil;
Março/2010 – MINI promove o MINI Challenge, competição de grande sucesso na Europa e reafirma o caráter esportivo da marca no Brasil e participou do calendário oficial da Stock Car por 3 anos.
Outubro/2010 – MINI apresenta o Countryman no Salão do Automóvel de São Paulo;
Dezembro/2010 – MINI Brasil amplia rede de concessionárias para 13 pontos de vendas e alcança crescimento de 67% em relação a 2009;
Junho/2011 – MINI incia vendas do MINI One no mercado brasileiro;
Outubro/2011 – MINI lança, no Rio de Janeiro, o Coupé, o quinto integrante da família e o primeiro modelo de dois lugares da marca;
Dezembro/2011 – Rede de concessionárias MINI alcança 19 revendas. Marca registra 2.792 veículos emplacados e um crescimento de 62% em comparação à 2010;
Março/2012 – MINI apresenta à imprensa brasileira o sexto integrante da família: o Roadster;
Agosto/2012 – MINI conquista o título do Rally dos Sertões em sua primeira participação na competição. O protótipo MINI ALL 4 Racing, da equipe X-raid Team e pilotado pelos franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, venceu a edição comemorativa de 20 anos daquela que é considerada a competição off-road mais desafiadora da América Latina;
Agosto/2012 – MINI Goodwood, a versão mais luxuosa já feita de um Cooper S 3 Portas, desembarca no Brasil. Lançado no Salão de Xangai, na China, versão reúne o requinte e o conforto de um típico modelo da Rolls Royce;
Maio/2013 – Karina Oliani, atleta brasileira patrocinada pela MINI Brasil, alcança o cume do Monte Everest e finca a bandeira da marca no topo da montanha mais alta do mundo (8.848 metros);
Junho/2013 – MINI lança oficialmente, no Brasil, o Paceman, o sétimo integrante da família;
Agosto/2013 – MINI conquista bicampeonato do Rally dos Sertões. Novamente a dupla francesa formada pelo piloto Stéphane Peterhansel e pelo navegador Jean-Paul Cottret sagraram-se vencedores da competição a bordo de um protótipo MINI ALL4 Racing;
Agosto/2013 – MINI lança família de modelos John Cooper Works no país – Hatch, Cabrio, Coupé e Roadster;
Junho/2014 – Novo MINI, inspirado na primeira geração do modelo (2001) é lançado no Brasil, recheado de novas tecnologias, mas preservando a sensação de “GO-Kart feeling”, típica dos produtos da marca;
Março/2015 – MINI inicia vendas locais da versão 5 portas do Hatch, cujo destaque é a oferta adicional de espaço interno;
Setembro/2015 – Novo MINI John Cooper Works estreia no mercado brasileiro;
Outubro/2015 – BMW Group Brasil inicia produção do MINI Countryman na fábrica de Araquari, em Santa Catarina;
Dezembro/2015 – MINI inicia vendas do Clubman no país, junto com o anúncio de um plano de renovação da identidade MINI;
Agosto/2016 – Nova geração do MINI Cabrio desembarca no Brasil;
Maio/2017 – MINI lança novo Countryman no mercado brasileiro;
Novembro/2017 – Novo MINI John Cooper Works Countryman estreia no país;
Para mais informações sobre a MINI Brasil, acesse: www.mini.com.br
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2017, o BMW Group vendeu cerca de 2.463.500 milhões de automóveis e 164.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2016 foi de aproximadamente 9,67 bilhões de euros em receitas de 94,16 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2016, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 124.729 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.
Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
João Veloso Jr. – joao.veloso@bmw.com.br
Paula Cichini – paula.cichini@bmw.com.br
Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil
Máquina Cohn & Wolfe
Marcelo Goto – marcelo.goto@maquinacohnwolfe.com
(11) 5186-0618 / (11) 99402-8486
Michelle Castro – michelle.castro@maquinacohnwolfe.com
(47) 9.9929-0518
Luiz Campos – luiz.campos@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7439 / (11) 99619-6969
Thiago Salles – thiago.salles@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147 7426/ (11) 97294 3190
Ricardo Marques – ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7442/ (11) 9.8224-4619