O Ministério da Cultura (MinC) promoveu nesta sexta-feira (27/7), em Vitória (ES), mais uma edição do seu Seminário de Capacitação, destinado a preparar produtores e gestores culturais para a utilização dos mecanismos de fomento disponibilizados pelo Governo Federal. O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, abriu o encontro, que ocorreu das 9h30 às 18h.
Ao longo do dia, artistas, empresários, produtores e demais profissionais da área cultural do Espírito Santo interagiram com equipes do MinC em debates sobre Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outros mecanismos de fomento.
Para entender melhor as políticas públicas do MinC, a diretora do departamento de cultura de Jaguaré, Geruza Luz, viajou 200 km até a capital capixaba. “Vim ao seminário para ver as possibilidades oferecidas pelo Governo Federal na área da cultura que podem ser aplicadas no meu município”, comentou.
As orientações oferecidas pelo ministério visaram ampliar o alcance da política cultural e dos instrumentos que favorecem o setor. A expectativa é que o maior entendimento da comunidade cultural do Estado sobre como apresentar projetos e obter linhas de financiamento gere maior adesão local aos incentivos.
Seminário
Geruza Luz viajou 200 km para participar do Seminário de Capacitação do MinC. Foto: Fernando Busian (Ascom/MinC) |
O encontro teve a duração de um dia. Técnicos da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do MinC, organismo ministerial responsável pela gestão da Lei Rouanet, explicaram como funciona o principal mecanismo de fomento à cultura do País, orientando participantes e tirando dúvidas sobre a apresentação de projetos.
Técnicos da Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC e da Agência Nacional do Cinema (Ancine) detalharam os editais e as linhas de financiamento disponíveis para o setor do audiovisual. Durante o seminário também foram dadas orientações a incentivadores sobre as vantagens e as formas de se apoiar projetos culturais.
Professor do curso de Dança da Universidade Federal do Espírito Santo, Antônio Carlos Moraes veio ao seminário em Vitória com o objetivo de aprender mais sobre a aplicação de projetos na Lei Rouanet. Além da atividade de docente, Moraes dirige um grupo de dança também ligado à sua instituição de ensino. “Busco informações para ter mais clareza em relação à lei com objetivo de fazer propostas para o grupo de dança poder captar incentivo”, explica Moraes.
Assessoria de Comunicação
Foto/Texto: Ministério da Cultura