Setenta militares do Grupamento de Segurança e Defesa de São Paulo (GSD-SP) estão envolvidos, desde a madrugada da última quarta-feira (30), na Operação de Garantia da Lei de da Ordem denominada São Cristovão, que tem como objetivo realizar ações de polícia aeronáutica em prol do restabelecimento do trânsito nas rodovias do Estado, garantindo o fluxo e a segurança dos motoristas. O GSD-SP fica sediado na Base Aérea de São Paulo.
O planejamento das ações atende aos objetivos da Operação São Cristóvão, que são manter desbloqueadas as principais bases de abastecimento de combustível do País, assegurar o reabastecimento de querosene de aviação para os aeroportos e de diesel para os serviços essenciais (transporte público, segurança pública e geração de energia). A Operação também visa à garantia de insumos para o sistema de saúde, onde a Força Aérea Brasileira também tem atuado, com o transporte de medicamentos por via aérea.
“O ponto de maior destaque na atuação foi a rápida mobilização e resposta ao acionamento realizado pela Esquadrilha Bandeirante [fração de tropa de Infantaria da Aeronáutica empregada], que, em poucos minutos, saiu da Base Aérea de São Paulo com destino aos locais de atuação”, informou o Tenente de Infantaria João Lourenço Espolaor Neto, Comandante da missão.
Fotos: Cabo Mazzoni / Base Aérea de São Paulo