Andressa Sales – O Natal Iluminado da Praça Alencastro, na noite do último sábado (16), foi palco de uma ousada atração realizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Extraordinária dos 300 anos de Cuiabá. Cerca de mil pessoas compareceram ao evento para prestigiar a maior tela de projeção mapeada do estado. Em três dimensões a projeção despertou atenção de todo o público.
Uma tela com 1300 metros quadrados, as paredes laterais da Catedral Metropolitana de Cuiabá, serviu de suporte para a projeção das imagens e som de última geração apresentando em duas sessões um vídeo sobre a história da capital e os momentos emblemáticos – como a vinda do falecido Papa João Paulo II à Cuiabá em 1991- em uma retrospectiva histórica recheada com as mais diversas manifestações artísticas e culturais da nossa Capital. Paralelo a isso animações dos personagens de desenho animado como Miníons e os peixinhos Nemo traçavam um eixo de ligação entre a passado o presente.
Usado nos maiores eventos do mundo, a ideia de trazer a projeção mapeada para Cuiabá surgiu da última viagem do Prefeito Emanuel Pinheiro aos Estados Unidos, que oportunizou a entrada de novas tecnologias nas ações de entretenimento municipais.
“A Projeção mapeada é uma das inúmeras coisas que Cuiabá nunca viu. Vamos mostrar toda a potencialidade e beleza daquilo que podemos curtir da nossa Cuiabá dos 300 anos. Vamos proporcionar nessa semana especialmente nesse período natalino, toda irreverência dos novos tempos, com a nossa eterna Catedral servindo de base para a maior tela do Centro Oeste brasileiro. Vamos fazer a população curtir mostrando toda nostalgia e glamour daquilo que a nossa inteligência e originalidade é capaz de fazer. Uma sequência de imagens que irão sensibilizar e marcar a nossa gestão, que está prestes a completar um ano, de muito trabalho pela nossa gente”, afirmou o Prefeito Emanuel Pinheiro que ao lado da primeira-dama, Márcia Pinheiro, secretarios do municípios, autoridades e a população, presenciaram pela primeira vez a exibição.
O secretário da pasta, Júnior Leite, explicou como foi planejada mais esta ação para o Natal, e como qualquer edifício poderia servir para uma projeção mapeada.
“Essa tecnologia significa usar a projeção para obter texturas e efeitos tridimensionais em superfícies e objetos diferentes. Para se ter uma projeção como esta não precisa necessariamente nenhuma parede ou tela específica para que a imagem possa ser produzida. É uma tecnologia com projetores de alta definição vindos de São Paulo, que mapeiam todo a superfície onde será projetada a imagem. Não é acessível, evidentemente, mas neste momento de festividade queríamos inovar. Foi um pedido do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, que quer proporcionar aos cuiabanos essa ferramenta de entretenimento inusitada, e acredito que todos tenham gostado” disse o secretário.
Para se ter uma ideia, painéis de publicidade, sinalização digital, a pista de gelo de um jogo de hóquei, a fachada de um grande edifício e até a área externa de um teatro de ópera, podem abrigar projetos de mapeamento digital.
Diversas autoridades prestigiaram a noite do Natal Iluminado neste sábado, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Eduardo Botelho, os vereadores Paulo Araújo, Misael Galvão, e servidores municipais.
“Ver essa praça tão bonita como está hoje, nos deixa muito feliz, pois nos últimos anos eu participei de tudo que aconteceu, como por exemplo dos 250 anos da cidade, da demolição da Catedral antiga, o início da construção do prédio Maria Joaquina e muitos outros acontecimentos. E hoje, neste lançamento, vejo o quanto o prefeito tem colocado o coração para resgatar antiga cuiabania”, frisou Botelho.
As projeções aconteceram em duas sessões de pouco mais de 25 minutos e continuará disponível ao público até o dia 23 a partir das 20h junto às programações do Natal Iluminado.