Michel Temer destaca parceria com iniciativa privada na reabilitação de presidiários

Em cerimônia de entrega do Selo Resgata a empresários, presidente disse que a área de segurança pública deve dar tranquilidade à população

Por Planalto – Reinserir presidiários e ex-detentos na sociedade é um dever do Estado e do poder público, afirmou nesta quinta-feira (26) o presidente da República, Michel Temer. Em discurso durante a cerimônia de entrega do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional (Selo Resgata), no Palácio do Planalto, ele destacou o esforço do governo para melhorar o sistema penitenciário.

Na visão de Temer, a participação da iniciativa privada na reabilitação dos presos serve de exemplo para toda a sociedade. “Se, de um lado (…) você tem a tese da segurança pública como algo para dar tranquilidade à população, de outro lado, o Estado, o poder público, tem o dever de reinserir o presidiário, o ex-presidiário, na sociedade. E daí a importância extraordinária do dia de hoje, em que os senhores e as senhoras colaborem enormemente para isso”, afirmou.

Trabalho

Dados mais recentes do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, de junho de 2016, mostram que 40% dos presos ainda não receberam uma sentença, 38% estão sentenciados em regime fechado, 15% em regime semiaberto e menos de 1% em medidas de segurança, além de 6% em regime aberto. No discurso, Temer destacou o esforço do governo para melhorar o sistema penitenciário e permitir que as penas sejam cumpridas de acordo com o delito cometido.

Temer também afirmou que o tema da segurança estará sempre na pauta política do País. E lembrou que mais de 11 estados brasileiros pediram o reforço da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), para ajudar no controle da segurança pública. “Criamos o Ministério da Segurança Pública, sem invadir a competência dos estados, estabelecendo uma regra de que é possível coordenar e integrar a segurança em todo o País”, afirmou.

Fonte: Planalto