No dia 28 de maio, o Grupo Daimler comemorou, em todo o mundo, o Dia da Diversidade, uma estratégia global que tem como objetivo convidar todos os colaboradores do Grupo a entender e respeitar o ponto de visto do outro.
Aqui no Brasil, a Mercedes-Benz, a exemplo da matriz, realizou uma campanha em todas as fábricas durante o mês com o intuito de ressaltar o valor das diferenças e fortalecer a cultura de respeito dentro da Organização.
Com base no mote “Cada estrela tem seu brilho. Seja Você”, a campanha foi organizada pelo Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil. “O nosso objetivo é promover uma reflexão sobre o valor das diferenças. Temos crenças, idades, gêneros, escolhas, ideias e culturas diferentes entre os nossos mais de 10 mil colaboradores”, afirma Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina. “Queremos, então, ajudar cada colaborador para que todos nós possamos entender melhor o lado do outro e seus desafios. Isso faz bem a todos e à convivência diária dentro da nossa Empresa, com reflexos positivos também na família e para a sociedade”.
Na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), um dos principais eventos foi o talk show Diversidade para mais de 100 colaboradores, executivos do Board e parceiros de negócios.
O evento foi mediado por Guilherme Bara, consultor de Diversidade da Empresa, com transmissão ao vivo para as unidades de Juiz de Fora (MG), Iracemápolis (SP) e Campinas (SP). Como estratégia da campanha, o bate-papo contou com a participação de colaboradores representando cada um dos pilares: Gênero, Raça, PCDs (Pessoas com Deficiência) e LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que puderam compartilhar suas experiências profissionais e pessoais.
“Essa iniciativa mostra o quanto é importante criar oportunidades para que todos possam se sentir incluídos, representados e respeitados na nossa Empresa. Queremos conscientizar a todos com bons exemplos de inclusão em nossa Companhia”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Trabalhar pela Diversidade deve ser um compromisso de todos nós”.
Durante o evento, Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil, homenageou o profissional Marcelo Gomes como líder inclusivo. O supervisor de Produção já promove a Diversidade há quatro anos junto à sua equipe, compreendendo a importância de entender o outro oferecendo, na prática, condições de igualdade para todos.
O talk show marcou o encerramento de uma série de ações ocorridas no mês de maio, como depoimentos de colaboradores em vídeos veiculados nos meios internos de comunicação, iluminação especial do Prédio Central da fábrica de São Bernardo do Campo nas cores da bandeira LGBT, além de dicas de filmes e livros sobre Diversidade para todos os funcionários.
Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil
As iniciativas de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil não se restringem ao mês de maio. Idealizadas pelo Comitê de Diversidade da Empresa, as ações começaram em 2018 e serão permanentes na Companhia.
O Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil foi criado em 2017 e busca promover um ambiente corporativo inclusivo. O grupo é formado por representantes de todas as áreas e atua com foco em quatro pilares: Gênero, Raça, PCDs e LGBTs.
O objetivo da Empresa é promover constantemente ações e encontros para trocas de experiências, envolvendo todos os líderes, colaboradores e parceiros de negócios, entendendo que Diversidade e Inclusão são temas para todos.
Iluminação do Prédio Central
Carlos Santiago, Marcelo Gomes,Philipp Schiemer e Fernando Garcia
Colaboradores durante o TalkShow