A Mercedes-Benz e a Bosch alcançaram um marco importante no caminho para a condução autônoma: a Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA) aprovou o sistema de estacionamento autônomo para uso na garagem P6 (administrada pela APCOA) no Aeroporto de Stuttgart, Alemanha. Esse será o primeiro estacionamento sem motorista do mundo utilizando o nível SAE 4 oficialmente aprovado para uso comercial.
No Aeroporto de Stuttgart, o condutor poderá sair do veículo e enviá-lo para uma vaga de estacionamento pré-reservada apenas acessando um aplicativo. E posteriormente, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma. Todo processo é possível em função da interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch instalada no parque de estacionamento e a tecnologia da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch na garagem monitoram o corredor e arredores, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo.
A tecnologia do veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras efetivas. Dessa forma, os veículos podem até mesmo subir e descer rampas entre os andares do estacionamento. Se os sensores de infraestrutura detectarem um obstáculo, o veículo freia e para completamente com segurança. Somente quando a rota estiver livre, ele continua seu caminho.
Em 2019, a Mercedes-Benz e a Bosch obtiveram a primeira licença especial do mundo para operar um estacionamento automatizado usando veículos de desenvolvimento sem supervisão humana nas operações diárias no estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Stuttgart.
A nova aprovação permite a operação comercial com veículos particulares no estacionamento P6 do Aeroporto de Stuttgart. A base para a aprovação é uma lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem motorista de acordo com o SAE Nível 4 para veículos motorizados. A aplicação desta lei ao sistema de estacionamento foi implementada em estreita coordenação com o Ministério Federal Alemão para Digital e Transportes (BMDV) e a KBA. A AFGBV (diretiva de direção autônoma), aprovada pelo Conselho Federal Alemão em 20 de maio de 2022, especifica claramente os critérios da lei de tráfego rodoviário alemã que os veículos de nível 4 devem cumprir.
As empresas planejam implantar gradualmente o serviço totalmente automatizado no estacionamento APCOA P6 no Aeroporto de Stuttgart. A partir do dia da sua entrada em funcionamento, os primeiros clientes dos modelos Classe S e EQS fabricados a partir de julho de 2022 equipados com o serviço INTELLIGENT PARK PILOT integrado ao Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão use a função no estacionamento P6.
Depois que os motoristas usarem o aplicativo Mercedes me para reservar uma vaga de estacionamento com antecedência, eles podem deixar o veículo em uma área de desembarque predeterminada. Após todos os passageiros saírem do veículo, o aplicativo inicia a manobra de estacionamento. O sistema de estacionamento verifica se a rota para a vaga de estacionamento reservada está livre e que todos os outros requisitos técnicos foram atendidos. Nesse caso, o condutor recebe uma notificação no aplicativo confirmando que a infraestrutura inteligente assumiu o controle do veículo e ele pode deixar o estacionamento. O veículo automaticamente encontra o seu próprio caminho para a vaga de estacionamento. Quando o condutor deseja retirar seu automóvel do estacionamento, ele pode acioná-lo por meio do mesmo aplicativo e o veículo segue para uma área de retirada predeterminada.