O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), busca arrecadar R$ 35 milhões junto ao Fundo Amazônia para prevenção e combate de incêndios florestais e queimadas não autorizadas. A possibilidade de obter os investimentos foi apresentada pelo Comitê Orientador do Fundo Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Cofa/BNDES) aos Estados que compõem a Amazônia Legal.
Prevendo apoio para fortalecimento e ampliação das ações, o recurso é não reembolsável e será investido por meio do Corpo de Bombeiros Militar de cada Estado. Os recursos podem ser investidos em capacitação de servidores, desenvolvimento de sistemas de monitoramento do fogo, aquisição de equipamentos, construção de instalações, capacitação de agricultores, entre outras ações relativas ao monitoramento, combate e responsabilização por incêndios florestais.
Representando a Sema, participaram da reunião realizada nessa sexta-feira (09) em Brasília, o secretário de Estado André Baby, o assessor-chefe Julio Cesar de Arruda e a chefe da Unidade de Programas e Projetos Estratégicos, Railda dos Santos. Pelo Corpo de Bombeiros Militar, estiveram presentes o Comandante-Geral, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, e o coronel BM Paulo André Barroso, que também é responsável pela secretaria executiva do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, órgão vinculado à Sema.
Noruega
Os representantes da Sema e do Corpo de Bombeiros também estiveram na Embaixada da Noruega em Brasília. A comitiva apresentou as ações realizados por Mato Grosso para combate ao desmatamento e incêndios florestais na Amazônia e mostrou os passos que estão sendo realizados para a transmissão de mandato, tranquilizando o governo norueguês quanto à continuidade das ações empreendidas para cumprimento dos acordos internacionais firmados por Mato Grosso.