Maria Auxiliadora Peixoto, a experiência da evolução tecnológica

Em 3 de maio de 1976, Maria Auxiliadora Peixoto de Moura começou a trabalhar na Prefeitura de Municipal de Cuiabá, época em que o Executivo municipal era comandado pelo prefeito Rodrigues Palma.

Júlia Milhomem – Aos 63 anos, a servidora pública, de 42 anos de carreira, recorda do primeiro órgão em que atuou: a Secretaria de Saúde. Ali, desempenhou suas funções durante seis anos. Foi nessa época que descobriu que a Secretaria de Administração estava oferecendo curso de datilografia (técnica de escrever em máquinas de datilografia), profissão praticamente extinta devida á evolução tecnológica.

Após isso, são 36 anos como Agente Municipal na pasta de Administração, hoje intitulada Gestão. De acordo com Dora – apelido como é conhecida pelos colegas -, além de fazer grandes amizades, os anos de funcionalismo público lhe proporcionaram aprender muito, principalmente na área de administração.

Dora relata as dificuldades que enfrentou na época, quando o computador surgiu e foi inserido em seu trabalho, em substituição as máquinas de datilografia, que ficaram em segundo plano.

“Por mais que eu soubesse datilografar, as teclas do computador, o mouse, os programas, eram pra mim novidades. Até ligar o computador era uma batalha, mas meus colegas de trabalho se dedicaram a me ensinar, e hoje não consigo realizar minhas tarefas sem esta máquina”, relembrou.

Trabalhando tanto tempo no mesmo órgão, Maria Auxiliadora teve a oportunidade de participar de diferentes gestões, dentre elas as dos prefeitos Gustavo Arruda e Roberto França, e atualmente faz parte da equipe do prefeito Emanuel Pinheiro.

“Eu vejo que a administração atual está excelente. Em apenas um ano, o prefeito Emanuel tem feito muito por Cuiabá. Tenho orgulho de trabalhar para ele”, contou.

Mesmo com tanto tempo de serviço público e condições para se aposentar, Dora ainda reluta e explica que começou a trabalhar muito nova, e portanto não conseguiria ficar “parada”, como mesmo classificou.

A ideia da servidora é encerrar sua carreira ao final deste ano, mas com tanto empenho e entusiasmo não é nada confirmado.

“Já estou um pouco cansada, mas mesmo assim não sei se eu aguentaria ficar em casa o dia todo. Agora estou tentando melhorar meu plano de carreira pra poder me aposentar com um salário melhor, e se tudo der certo, quem sabe este ano, ou ano que vem, dou entrada na minha aposentadoria”, finalizou.

Perfil

A proposta de valorização do servidor público da gestão Emanuel Pinheiro levou à idealização da série Perfil, baseada no gênero literário do jornalismo (perfil), que possui características narrativas de um determinado personagem, no caso o servidor, com relatos de vidas e histórias, tanto da carreira funcional pública quanto pessoal. Deste modo, a cada 15 dias o Portal da prefeitura protagonizará um servidor e a sua história, pois uma gestão humanizada se trata, principalmente, da figura humana.