“Local para local”: BMW Group conta com cadeia de fornecimento regional para expandir a mobilidade elétrica na América do Norte

Fornecimento local de células de bateria para a produção de veículos nos EUA Matéria-prima de cátodo fabricada no Canadá AESC e Umicore como fortes parceiros na América do Norte

São Paulo, 17 de outubro de 2023 –O BMW Group está acelerando o desenvolvimento da mobilidade elétrica e confiando cada vez mais em cadeias de fornecimentos regionais, de acordo com o princípio “local for local”. O objetivo da empresa é obter componentes como células de bateria perto da produção de veículos e localizar gradualmente a cadeia de fornecedores de materiais primários.

Novo parceiro fornecerá matéria-prima para produção de células de bateria

 A empresa belga Umicore foi recrutada como mais um parceiro para estabelecer uma cadeia de suprimentos local na América do Norte. A Umicore irá abastecer o fornecedor de células de bateria AESC com materiais de bateria de cátodo ativo a partir de uma nova fábrica em Ontário, Canadá. Esse é um passo importante no fortalecimento das cadeias de fornecedores regionais do BMW Group e na garantia do crescimento da mobilidade elétrica.

De acordo com o princípio “local for local”, a parceira AESC está construindo atualmente uma fábrica de células de bateria em Florence, Carolina do Sul. Com uma capacidade inicial de 30 GWh/a, a fábrica produzirá as inovadoras células cilíndricas de bateria de íons de lítio desenvolvidas especificamente para a sexta geração da tecnologia BMW eDrive. A eletricidade para a produção das células da bateria e da matéria-prima do cátodo virá exclusivamente de fontes renováveis.

“O BMW Group busca uma estratégia de aquisição globalmente equilibrada nas três principais regiões geográficas do mundo. Nosso fornecedor de células de bateria nos Estados Unidos obterá os principais materiais primários do Canadá daqui para frente. Estamos satisfeitos que o Canadá esteja desempenhando um papel importante no estabelecimento de uma cadeia de fornecimento de células de bateria robusta e eficiente para o BMW Group na América do Norte”, disse Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela Rede de Compras e Fornecedores.

Mais investimentos do BMW Group na Carolina do Sul

 Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, já anunciou um amplo investimento de 1,7 bilhões de dólares na expansão da unidade de produção dos EUA em outubro de 2022. Isso inclui 700 milhões de dólares para construir o novo centro de montagem do BMW Group em Woodruff, que fornecerá baterias de alta tensão para os modelos BMW X totalmente elétricos no futuro. Na fase inicial, a instalação de aproximadamente 93.000 m² produzirá módulos de bateria de sexta geração. O centro de montagem também criará cerca de 300 novos empregos.

Tecnologia de célula de bateria de sexta geração para melhor desempenho e sustentabilidade

 O novo formato de bateria de sexta geração aumentará a densidade de energia em mais de 20% e melhorará a velocidade de carregamento e o alcance em até 30%. Ao mesmo tempo, as emissões de CO2 da produção de células serão reduzidas em até 60%: por um lado, pelos fornecedores de células que dependem de energia proveniente de recursos renováveis; por outro, pelo uso de uma porcentagem de material secundário para as matérias-primas lítio, cobalto e níquel.

Para ler o release completo, em inglês, e para mais fotos, clique aqui.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

 Sobre o BMW Group

 Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group inclui mais de 30 locais de produção em todo o mundo e tem uma rede global de vendas de mais de 140 países.

Em 2022, o BMW Group vendeu mais de 2,4 milhões de veículos e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2022 foi de 23,5 bilhões de euros em receitas que totalizaram 142,6 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2022, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 149.475 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com

Fabio Perrotta Jr.  –  fperrotta@jeffreygroup.com

(21) 9.9997-9113

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com

(11) 9.8723-9590

manchete