LATAM implementa nova política para o transporte de ‘bagagens inteligentes’

Assessoria Latam – O Grupo LATAM Airlines implementou uma nova política para o transporte de ‘bagagens inteligentes’ (as chamadas ‘smart bags ou smart luggage’) a partir de 15 de janeiro de 2018. A partir desta data, está permitido o transporte de bagagens inteligentes somente se tiverem baterias de íon-lítio removíveis. Caso a bateria não seja removível, o transporte será proibido.

A nova política está alinhada às regras da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), divulgadas pela IATA Dangerous Goods Regulations 2018 e válidas para todas as companhias aéreas membro.

A bagagem inteligente com baterias íon-lítio removível poderá ser levada na cabine como bagagem de mão com a bateria instalada. Outra opção ao passageiro é o despacho das smarts bags. Para que isso seja possível, as baterias de íon-lítio devem ter sido removidas e estarem na bagagem de mão do passageiro.

¿O que são ‘bagagens inteligentes’?

De acordo com a IATA, bagagem inteligentes podem ter diversas características, incluindo:

  • Baterias de íon-lítio e motores que permitam o uso como veículo de transporte individual, seja para uso em pé ou sentado. Estes veículos não atendem aos requisitos característicos de dispositivos de mobilidade reduzida.
  • Baterias de íon-lítio que funcionam como carregadores para outros dispositivos eletrônicos, tais como celulares e notebooks.
  • Dispositivos de rastreamento por GPS com ou sem capacidade GSM.
  • Bluetooth, RFID e capacidade Wi-Fi.
  • Etiqueta eletrônica de bagagem.
  • Cadeados eletrônicos.
  • Baterias de íon-lítio, motores e dispositivo de rastreamento por GPS que permitem que a bagagem se movimente e “siga” o dono.

Esta política se aplica a todos os voos operados pelo Grupo LATAM Airlines e suas afiliadas. A LATAM está orientando os passageiros sobre as novas regras por meio dos seus canais oficiais de comunicação e atualizou a página sobre Bagagens no site LATAM.com.

Por fim, vale ressaltar que a IATA alterou o seu regulamento de mercadorias perigosas seguindo as preocupações de segurança da indústria sobre o transporte de bateria de íon-lítio – presentes em “smart bags” – com o intuito promover ainda mais segurança às aeronaves.

Por sua vez, a LATAM reitera seu compromisso de cumprir plenamente as regras e regulamentos em cada mercado em que atua, além de manter a segurança com um valor fundamental e inegociável em todas as suas operações.

Para informações, acesse: https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/bagagem/artigos-restritos/