Responsável pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), o Centro conta, há 18 anos, com o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), setor essencial do Centro encarregado de extrair, obter e analisar os dados das “caixas-pretas”, provendo informações fundamentais para as investigações de sua competência.
Em alinhamento com a missão do CE
O gravador de voo, comumente chamado de “caixa-preta”, é projetado para resistir a condições extremas, suportando quedas, incêndios e submersões de até seis mil metros de profundidade. Para que a extração de dados seja realizada de forma eficaz, o laboratório conta com equipamentos de ponta e uma equipe altamente especializada, que realizam análises técnicas utilizando microscópios, animações em Realidade Virtual (3D) e até fornos específicos para a secagem dos elementos eletrônicos.
No laboratório existe uma oficina de e
O Chefe do LABDATA, Coronel Aviador Sidnei Velloso da Silva Junior, ressalta a importância do trabalho realizado na instituição. “Desde a implantação da estrutura no CENIPA, em 2006, mantemos o foco na melhoria contínua das análises que aqui são realizadas. Trabalhamos incansavelmente para entregar aos investigadores o máximo de informações oriundas dos dados obtidos, as quais
Para o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, esta dedicação fortalece a confiança na aviação, ao nível global. “A expertise do trabalho desenvolvido no LABDATA é fundamental para elevar a segurança e a eficiência de nossas operações. Continuaremos a investir em inovação e a colaborar com parceiros internacionais, mantendo nossa missão de contribuir para a Segurança de Voo e preservar a capacidade de Combate da Força Aérea Brasileira”, finalizou.
Fotos: Tenente Monique Queiroz / CENIPA