Por João Carlos de Queiroz –A história de vida do líder comunitário do bairro Coophamil (Cuiabá), Juca Neto, pode ser contada de várias maneiras. Primeiro, pela sua costumeira simpatia de servir ao próximo, com total desinteresse, desprendimento. Segundo, pela invejável postura idealista do seu existir cotidiano, responsável por projetar várias melhorias para o núcleo comunitário habitacional, principalmente na época em que esteve à frente da Associação de Moradores. Na realidade, Juca jamais parou de olhar pelo bem-estar do Coophamil, independente de cargos. E os moradores sabem e o admiram por isso.
Juca não é, decididamente, um homem comum: marcou {e marca} dinâmica notoriedade de intensivas ações – imbuídas de destacada abrangência social – justamente por ser detentor de grandeza evolutiva. A mesma que o levou a desencadear um sem número de projetos sociais no bairro, considerado o centro do seu coração emotivo. Infelizmente, lamenta Juca, com nuances de olhar tristonho, “nem todos os projetos colocados numa planilha de pré-execução foram concebidos”. Não por falta de vontade, frisou, mas por ausência de logística estrutural em vários segmentos importantes à consolidação das metas pretendidas para serem implementadas em proveito coletivo. E aí também prevaleceu visível desinteresse político, acrescenta.
E é esse mesmo Juca político, porém chegado num bom bate-papo cuiabano, que agora voltou seus olhos perspicazes para o trabalho desenvolvido pelo Centro de Especialidades Odontológicas de Cuiabá, unidade sediada na Policlínica do Verdão. Juca foi um dos pacientes do Centro durante semanas, e saiu dali impressionado pelo que considerou “excelência de serviços”. Os elogios recaíram sobre os médicos odontólogos que o atenderam e, também, ao prefeito Emanuel Pinheiro.
“Quando se fala em atendimento odontológico, via SUS – Sistema Único de Saúde, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é falta de qualidade, descaso, prazos longos, etc. Mas o CEO atua justamente na contramão desse negativismo que a população conceituou em relação à Saúde Pública, como um todo. Ali todos são atendidos sem distinção, com prioridade para idosos, crianças e casos de urgência. Eu fiquei muito impressionado com a elegante desenvoltura dos profissionais lotados no CEO, somando-se ao excelente serviço que recebi por parte de todos. Só temos mesmo que aplaudi-los intensivamente, pois merecem”.
Juca Neto parabenizou, em especial, o cirurgião dentista responsável pelo CEO, Israel Gomes da Cruz. “Quando digo que administração é importante em todos os setores, é porque tenho conhecimento disso, já presenciei desastres e excelentes resultados na área pública aqui e ali. No caso do CEO, é um modelo de Primeiro Mundo no quesito de Saúde Pública, segmento odontológica. O doutor Israel Gomes da Cruz tem conduzido aquela unidade com muita competência brilhante”.
Durante seu tratamento dentário, Juca Neto passou por vários especialistas, a exemplo do doutor Marlon e das doutoras Fátima e Samira. “São odontólogos de competência excepcional; sempre acrescentando que conseguem unificar qualidades profissionais a uma gama de carisma contagiante. Isso faz com que nos sintamos confortavelmente instalados nas dependências do CEO, algo realmente prazeroso. Não é apenas um lugar comum de serviços dentários, mas um aconchegante espaço em que seres humanos trocam ideias e têm convicção de um atendimento impecável, conforme aconteceu comigo e com milhares de pessoas que ali comparecem mensalmente”.
Segundo Juca Neto, ele chegou a comentar suas impressões positivas com o odontólogo Edemir Xavier, o vereador Dr. Xavier, pessoa que enaltece por idênticas qualidades idealistas. “Dr. Xavier é um homem visionário, pois conseguiu emoldurar um brilhante projeto de atendimento social às comunidades carentes, via Instituto Xavier. Para tanto, utiliza o Odontomóvel, ônibus dotado de dois consultórios dentários, e o saldo dessa maratona é impressionante: o Instituto Xavier já atendeu quase mil pessoas de 2018 para cá. Dr. Xavier é um voluntário abnegado, acredita num futuro melhor para a Nação. Aliás, todos nós queremos acreditar nisso”.
O líder comunitário ainda emendou elogios ao prefeito Emanuel Pinheiro, salientando que “serviços odontológicos similares aos prestados pelo CEO são raros num Brasil que capenga por falta de tudo”, comparou. “O prefeito está de parabéns, sem dúvida. Fui informado pelo nobre administrador do CEO, doutor Israel Gomes da Cruz, que todas as unidades odontológicas do município (SUS) vêm sendo gradualmente melhoradas. Isso inclui os PSFs – Programa de Saúde da Família. Alguns contam com setor odontológico, o dentista da família. Então, bons serviços precisam ser aplaudidos como forma de reconhecimento ao empenho dos profissionais e à própria administração”.
Informações sobre o atendimento no CEO pelo telefone (65) 3617.1401