O ex-secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stopa, do PV, é considerado um aliado e tanto à candidatura de Emanuel Pinheiro à reeleição na Prefeitura: Stopa reúne muitas qualidades apreciadas pela população de Cuiabá, sempre atenta ao desdobramento de trabalho dos gestores públicos em áreas distintas. Grande parte do cenário de obras entregues pela atual administração no município e setor distrital se deve ao empenho e capacidade profissional de Stopa. O próprio Emanuel sempre frisou residir no seu então secretário um dos braços fortes da administração.
Daí que a escolha do ex-secretário como vice na chapa de Emanuel Pinheiro tem sido considerado golpe de mestre por cientistas políticos. Explica-se: mesmo com o impacto positivo de obras sequenciais levadas a efeito pela atual administração da capital, incluindo ações sociais inéditas e de poder abrangente a todas as camadas, a sombra na reeleição do titular do Alencastro reside nas denúncias de corrupção relativas à época em que Pinheiro era deputado estadual. Outros parlamentares também são citados na mesma denúncia.
Em linhas gerais, isso tem sido entrave preocupante na tentativa de reeleição de Emanuel, hoje praticamente sozinho na disputa, em face dos demais postulantes serem quase meros desconhecidos. O único que tem popularidade junto aos habitantes da capital é o ex-prefeito Roberto França, qualificado com chances reais de desbancar a pretensão de Pinheiro de permanecer no comando da Prefeitura.
Já em relação a José Roberto Stopa, o ex-secretário vem recebendo elogios alternados em Cuiabá, principalmente de dirigentes comunitários. O presidente do Jardim Araçá, Válter Gonçalves, destacou que Stopa, antes de deixar a Pasta, providenciou a concepção de sonho antigo dos moradores locais: a praça principal do bairro passa atualmente por processo geral de revitalização, após ficar quase 30 anos abandonada.
Analisando por esse lado, o vice de Emanuel – prefeito sempre às voltas com opositores ferrenhos – tem muito a contribuir com seu projeto de reeleição. Sempre ressaltando que as urnas sempre reservam surpresas inusitadas; mas também é fonte depositária de sucesso para quem merece a confiança do eleitorado: se um candidato trabalhou bem e com honestidade no desempenho de suas atribuições no Poder Público ou privado, as chances de vitória aumentam. Caso contrário…