ma equipe que vai participar da próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Xadrez esteve no Palácio do Planalto na tarde desta quinta-feira (19). O grupo é composto por pessoas com deficiência visual e estará na disputa que começa nesta sexta-feira (20), em Valparaíso (GO), cidade próxima do Distrito Federal.
Luiz Eduardo Fonseca Dorneles, 11 anos, será o enxadrista (como são chamados os jogadores) mais novo da competição. “Eu gosto do xadrez, ele me ajuda a raciocinar melhor, a conhecer novas pessoas e novos lugares”, afirmou. Ele explicou que ainda é iniciante, mas está preparado para a disputa.
A mãe do menino, Janaína Chaves Fonseca, contou que ele começou a jogar em uma escola pública e um professor o convidou para participar de um torneio. “Ele se empolgou e agora participa de vários fora do Brasil, jogando contra quem tem ou não deficiência visual”, relatou a mãe de Luiz.
Janaína relatou que o xadrez trouxe muitos benefícios ao filho. “Ele melhorou muito como enxadrista, como pessoa, como estudante. A vida dele deu uma reviravolta, o emocional dele melhorou muito, se tornou uma outra criança”, celebrou. Além de conhecer o Palácio do Planalto, o grupo encontrou-se com o presidente da República.
Fonte: Planalto