Natural de Chapada dos Guimarães, a técnica em Enfermagem e com formação em Gestão Pública, Ivone Portugal, é candidata a deputada federal pelo AVANTE, antigo PT do B. Ela também preside a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Região de Machado, próxima ao Distrito de Nossa Senhora da Guia (Cuiabá), denominada Fonte de Luz.
“Na qualidade de candidata a cargo federal, é minha primeira vez. Anteriormente, já disputei vaga na Câmara Municipal de Cuiabá e de Chapada dos Guimarães, logrando obter boa votação, uma suplência animadora. Agora, por aclamação geral de quem me acompanha, dos que me elegeram, volto a tentar um mandato eleitoral para melhor defender os colegas munícipes. Estou determinada a trabalhar muito. O foco principal reside no atendimento às demandas da área de Saúde, Segurança e Educação. Sem deixar de assistir os trabalhadores rurais, que tem sido uma rotina natural e estimuladora em minha vida. Afinal, são eles que garantem o sustento das cidades, merecem total respeito e apoio de toda a sociedade e seus representantes constituídos”.
O AVANTE integra a coligação de apoio á reeleição do governador Pedro Taques. O mais importante, aponta a candidata, é o sentimento de disputar uma vaga que irá facultar poder para representar os menos favorecidos. “Isso porque, pelo que entendo de política, e entendo um pouco, quando da posse de mandato você é ouvido, as pessoas o procuram para que seja ponte resolutiva em várias questões complexas. Isso é estimulante em todos os sentidos. Afinal, ajudar as pessoas faz parte do meu jeito de ser. Sinto-me bem em saber que, via providências que encetei, alguma coisa boa aconteceu e trouxe melhorias coletivas”.
Especialmente em relação à Saúde, ela apontou que o setor carece de infraestrutura condizente com as exigências de atendimento diárias. “Sentimo-nos por vezes impotentes, porque não conseguimos aquilo que gostaríamos, falta condições de trabalho. Assim, estou empenhada em ser porta-voz dos anseios dos colegas de Enfermagem, que lidam com vidas humanas. Não existe algo mais dignificante do que isso”.